O Halloween é originado do Samhain, festival do povo celta comemorado a partir do dia 31 de outubro, o último dia do calendário celta e a finalização do verão. No festival o ‘’Rei dos Mortos’’ era homenageado e celebrava-se a abundância de alimento após a colheita de todo o verão.
O povo celta festejava o All hallow’s eve (véspera de todos os santos), ritual no qual acreditavam que os mortos poderiam ressuscitar e possuir o corpo de uma pessoa viva. Então, para evitar a possessão, eles decoravam suas casas com objetos sombrios e se fantasiavam com o intuito de realmente espantar os maus espíritos.
A igreja católica ao perceber que estava perdendo muito de seus fiéis para uma festa pagã (Festival Samhain), decidiu mudar a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio para o dia 1º de novembro e, no dia seguinte viria o Dia dos Finados (2º de novembro).
Então para que a população se desviasse dos costumes pagãos do Festival Samhain, a igreja condenou a comemoração intitulando como “Dia das Bruxas’’ e decidiu acrescentar tais comemorações no calendário cristão para conseguir conter os fiéis.
Com a imigração do povo Irlandês no ano de 1845, devido à ‘’grande fome’’, para diversos lugares da Europa e principalmente para os Estados Unidos, o Halloween foi se popularizando entre os europeus e os norte-americanos. Quando chegou aos Estados Unidos, os costumes foram incorporados à cultura norte americana e se tornaram uma forte tradição no país.
Símbolos do Halloween
Por ser um meio de brincar com a morte de forma segura, a festa de Halloween possui diversos elementos sombrios, como fantasmas, bruxas, monstros, mortos vivos, caveiras e muitos outros símbolos que remetem às coisas sombrias.
As crianças se divertem muito na noite de Halloween se fantasiando e saindo batendo de porta em porta com a pergunta “Trick or treat?”’, que significa ‘’doces ou travessuras’’.
Então, como uma forma de se divertir junto com as crianças e para não passar por uma travessura feita por elas, os adultos costumam comprar doces no período da festa para dar às crianças que vão bater em sua porta na noite de Halloween.
Os símbolos mais fortes da festa são as abóboras, gatos pretos e aranhas. A abóbora surgiu na decoração por causa de Jack, um homem que só vivia embriagado e o diabo veio buscar a sua alma por conta disso. Porém Jack conseguiu enganar o diabo por duas vezes seguidas.
Depois de conseguir enganar o diabo, passou-se um ano e ele morreu por motivos naturais, mas Deus não o aceitou e o diabo também não o quis. Pelo fato de ter sido rejeitado por Deus, o diabo acabou se compadecendo de sua alma que ficaria vagando perdida pela terra.
Desta forma, o diabo lhe concede uma brasa para que o seu caminho seja iluminado e Jack a coloca dentro de um nabo para que ela dure por muito mais tempo. Mas como nos Estados Unidos as abóboras são muito mais comuns que os nabos, o povo irlandês decidiu substituir o nabo pela abóbora.
Com relação às aranhas acredita-se ser espíritos que estão cuidando da pessoa que a viu. Já os gatos pretos costumam dizer que podem ser espíritos ou bruxas disfarçadas.
Halloween no Brasil
O Halloween no Brasil chegou por meio da forte influência da cultura norte-americana no país. Além disso, os maiores responsáveis pela incorporação da comemoração do Dia das Bruxas no território brasileiro foram os cursos de idiomas.
Os cursos de idiomas, com a finalidade de aproximar o aluno da cultura dos Estados Unidos, passaram a comemorar esta data tradicional nos USA e que vem conquistando diversos outros locais do mundo.