A primeira comemoração do dia do professor aconteceu no ano de 1947 em São Paulo, em um ginásio conhecido como “Caetaninho”, e foi sugerida pelo professor Salomão Becker. Esse docente escolheu a data do dia 15 de outubro em virtude de coincidir com a data do Decreto Imperial de 1927, de D. Pedro I, que promulgou a criação do Ensino Elementar no Brasil.
A partir do Decreto de D. Pedro I, que foi considerado revolucionário para a época, todas as cidades, vila e lugarejos deveriam ter escolas primárias.
Como surgiu a ideia da comemoração?
A ideia da comemoração surgiu entre os próprios professores, para que tivessem uma pausa no meio do semestre letivo para confraternizar e avaliar o andamento das atividades.
Assim, na data marcada, todos se reuniram, levaram pratos de doces e salgados e comemoraram juntos. O sucesso foi tão grande que logo toda a cidade já havia adotado a data como dia do professor e poucos anos depois a comemoração se espalhou por todo o Brasil.
Criação do feriado do Dia do professor
Em 1963, a data foi oficializada como feriado escolar através do Decreto Federal 52.682, que abordava em seu texto: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. A partir de então, passou a ser comemorada nacionalmente.
O dia do professor no contexto atual
Com a desvalorização da profissão de professor, cada vez menos alunos manifestam o desejo de ingressar em carreiras na área da educação. Muitos estão até migrando de área, desmotivados com os baixos salários, estruturas inadequadas e outros tantos desafios frente a precarização da nossa educação.
Mas, sejamos otimistas, pois, apesar de todas as dificuldade, ainda encontramos muitos professores que se doam para oferecer uma educação de qualidade. Muitas vezes essa dedicação se sobrepõe à falta de recursos próprios que impulsionem a mudança e um futuro melhor. No Brasil, ainda falta muito para que a educação seja tratada com a sua devida importância.
Homenagem e luta
Apesar de tudo, o ideal é que aproveitemos o dia 15 de outubro para homenagear verdadeiramente esses heróis diários que estão em nossas salas de aula. O dia do professor deve ser muito mais que apenas lembrancinhas, presentes, e comemorações festivas.
Essa data deve ser vista como um momento de reflexão sobre as nossas políticas públicas de educação, sobre a valorização efetiva dos nossos professores, através de salários e condições dignas.
Os professores têm papel fundamental em nossa sociedade. Afinal é através das mãos deles que estamos construindo nosso futuro.
Como disse Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode utilizar para mudar o mundo”.