Neoplasia maligna é câncer, uma doença caracterizada pelo aumento exacerbado e anormal de células e tecidos, com chances de metástases (quando o câncer dissemina para outros órgãos) e possível risco de morte, caso não haja tratamento em sua fase inicial.
Muitos tipos de neoplasia maligna podem ser prevenidos, como aqueles causados pelo cigarro, bebidas alcoólicas, má alimentação e raios solares. Os casos de câncer de cólon e reto, pele, mama, pulmão, estômago e próstata são os que lideram o ranking de neoplasias malignas no Brasil.
Por isso, é válido apostar em exames periódicos que ajudam a detectar alguns tumores malignos em sua fase inicial, já que em muitos casos, a neoplasia maligna tem cura.
Se você quer saber mais sobre os tipos e formas de prevenção da neoplasia maligna, basta continuar a leitura abaixo!
Tipos de neoplasia maligna
Epiteliais
- carcinomas
Colo uterino, cordas vocais, esôfago, basocelular, vulva.
- adenocarcinomas
Pâncreas, mama, vesícula, tireoide, hepatoma (próstata hepática), estômago.
Mesenquimais
- Sarcomas
Osso (osteossarcoma), vasos sanguíneos (hemangiossarcoma), vasos linfáticos (linfangiossarcoma), cartilagem (condrossarcoma), tecido adiposo (lipossarcoma), fibroblasto (fibrossarcoma), músculo liso e estriado (leiomiossarcoma e rabdomiossarcoma).
Prevenção dos tipos mais comuns de câncer
Câncer de mama
A neoplasia maligna da mama pode ocorrer em casos de:
- mulheres que engravidam após os 30 anos, pela primeira vez;
- idade acima dos 50 anos;
- menarca precoce (menstruação muito cedo) ou menopausa tardia;
- ingestão de gorduras após menopausa;
- histórico familiar;
- hormonioterapia prolongada.
Entre as formas de prevenção, destaca-se a importância da realização de um autoexame das mamas logo após a menstruação, e biópsia cirúrgica.
Câncer de pele
O câncer de pele é bastante comum quando há forte exposição solar contínua, e tem maior incidência em peles claras, ocasionando em carcinoma epidermoide ou melanoma, mais frequentes.
Para prevenir esse tipo de neoplasia maligna, o ideal é usar protetor solar, evitar horários de maior pico de sol (entre 10 e 16 horas), e observar se a pele não possui feridas que nunca cicatrizam, manchas, nódulos ou alterações em pintas.
Câncer de próstata
A neoplasia maligna mais comum entre homens. Por essa razão, aqueles que têm mais de 50 anos precisam realizar exames uma vez ao ano para detectar problemas no órgão e, assim, buscar o melhor tratamento. O diagnóstico precoce garante 90% de cura.
Melhorar os hábitos alimentares, ingerir menos gordura animal, álcool, e praticar exercícios físicos podem ajudar a prevenir o câncer de próstata. Porém, um exame periódico não deve ser descartado, pois a idade avançada é o maior fator de risco.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão é um dos mais silenciosos e mortais tumores no mundo, cujo fator de risco é o cigarro. Pessoas que nunca fumaram, mas se expõem frequentemente à poluição ambiental também sofrem o risco de ter a doença, mas a prevalência continua sendo em fumantes.
Parar de fumar, buscar uma dieta adequada e realizar raios-X do tórax anualmente são medidas que ajudam a prevenir a neoplasia maligna do pulmão. Se você já parou de fumar há menos de 5 anos ou é fumante passivo também não é bom se descuidar.
Referências:
https://w2.fop.unicamp.br/ddo/patologia/downloads/db301_un5_Aula44CaracGerNeop.pdf
http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=83
http://www4.unirio.br/dmp/Graduacao/Biomedicina/Patologia/Neoplasias%20I%20-%20Bases%20Moleculares.pdf
http://www4.unirio.br/dmp/Graduacao/Biomedicina/Patologia/Neoplasias%20I%20-%20Bases%20Moleculares.pdf