A musculação é uma reunião de exercícios aeróbicos com o intuito de trazer hipertrofia, ou seja, aumentar a massa corporal. Para isso são usados equipamentos para forçar os músculos, que geram contrações. O treino é praticado para fins estéticos, para melhorar a saúde ou para melhorar o desempenho de atletas.
O que é a musculação
A prática consiste em forçar os músculos. Isso ocorre com exercícios localizados com barras, halteres, pilhas de peso ou com o peso da própria pessoa. Na musculação pode ser usada também a resistência dos equipamentos, elásticos e molas.
Com a repetição dos movimentos, ocorre o crescimento muscular. É uma maneira natural do corpo compensar as microlesões causadas pela prática no treino. No descanso, o corpo regenera o músculo, levando-o ao estado inicial.
De forma inteligente, esperando que outro esforço semelhante ocorra, o músculo adiciona um pouco mais de massa. Desta forma o atleta acaba com mais massa do que quando iniciou os treinos, gerando hipertrofia.
Mas para que isso aconteça é necessário alimentação adequada. Quem pratica musculação deve se alimentar de mais proteínas, para a regeneração muscular, e carboidratos, para o uso energético.
O que é uma academia de musculação
As academias são os locais onde as pessoas mais praticam musculação. É possível praticar em casa também, mas, com o custo elevado dos equipamentos, os estabelecimentos comerciais concentram a maioria dos praticantes.
Com a grande quantidade de equipamentos e exercícios é fundamental que o aluno seja supervisionado por um profissional da área de educação física. Quando um novo aluno se matricula na academia, o profissional deve ouvir quais os objetivos a fim de entender quais exercícios deverão ser praticados.
Com isso é construído um treino, que consiste em um cronograma com o tipo, a ordem e a quantidade de exercícios. É recomendado que ocorra supervisão constante do instrutor. Um exercício feito de forma errada pode ocasionar lesões. Ao mesmo tempo, caso o aluno não se esforce muito, os treinos podem não ocasionar resultados.
Quais os benefícios da musculação para a saúde
Normalmente a musculação é recomendada por médicos. O principal benefício é a melhora do sistema cardiovascular. Os exercícios diminuem a pressão arterial, favorecem a saúde e contribuem para a prevenção de doenças.
A musculação aumenta a densidade óssea, ou seja, deixa os ossos mais resistentes. A diabete do tipo 2 também pode ser “tratada” com a prática de exercícios.
Outros benefícios que estão atrelados a prática de musculação são: melhora na vida sexual, redução da depressão e melhora na qualidade do sono.
Suplementos para musculação
A alimentação precisa ser adaptada para quem busca as melhorias da musculação. A maior necessidade é a grande ingestão de proteínas, base fundamental para o desenvolvimento físico. Como é difícil obter proteínas na alimentação comum, são recomendadas uma série de suplementos.
Os principais tipos de suplementos vendidos são: whey protein, o mais comum é a base de proteína do leite; creatina, baseado na proteína animal; hipercalóricos e multivitamínicos. Há uma extensa lista, o suplemento ideal deve ser recomendado por um nutricionista.
Por Fábio Pacheco