José Alberto Mujica Cordano é o nome do popularmente conhecido ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. Ele nasceu no bairro Paso de la Arena, em Montevidéu, no dia 20 de maio de 1935.
Seus pais eram Demétrio Mujica Terra e Lucy Cordano. O pai foi um pequeno agricultor e morreu, quando o ex-presidente tinha apenas seis anos de idade.
Mujica se casou no final da década de 70 com a ex-militante Lucía Topolansky.
A carreira política de Mujica
O tio materno de Mujica, Àngel Cordano, teve uma enorme influência na formação política do ex-presidente. No ano de 1956, por meio de sua mãe, conheceu o deputado nacionalista chamado Enrique Erro.
Com isso, passou a militar para o Partido Nacional, chegando a ocupar o cargo de secretário geral da Juventude.
No ano de 1962, Mujica resolveu abandonar o Partido Nacional e criou a Unión Popular.
Na década de 60 participou ativamente do Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros e no período de governança de Jorge Pacheco Areco, houve uma grande violência.
Desta forma, foi utilizado pelo Poder Executivo o princípio constitucional das Medidas Prontas de Segurança, com objetivo de fazer frente às guerrilhas, a oposição dos sindicatos e grêmios.
Nestes enfrentamentos, Mujica foi ferido por 6 tiros e foi preso 4 vezes. Ao total, ficou em prisão por quase 15 anos.
Com a volta da democracia, Mujica foi libertado e também beneficiado pela Lei 15.737 que teve como finalidade decretar a anistia aos delitos políticos que foram cometidos a partir de 1º de janeiro do ano de 1962.
Posteriormente, criou o Movimiento de Participación Popular (MPP), junco com os partidos de esquerda e demais lideranças do MLN.
No ano de 1994, elegeu-se como deputado por Montevidéu e no ano de 1999, venceu as eleições como senador.
No ano em que se elegeu senador, for publicado o livro Mujica, tendo como autor Miguel Ángel Campodónico.
No ano de 2005, o então presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, chamou Mujica para ser o Ministro da Agricultura.
Em março de 2008, Mujica deixou o cargo de Ministro da Educação para ser candidato à presidência do Uruguai.
Mujica – Presidente do Uruguai
No dia 28 de junho de 2009, Mujica foi eleito o novo presidente do Uruguai. Ele venceu todos os seus oponentes ao alcançar 52,02% dos votos.
No ano de 2005, o então presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, chamou Mujica para ser o Ministro da Agricultura.
No mês de setembro de 209, o Jornalista Alfredo García publicou um livro intitulado de “Colóquios de Pepe”, que continha inúmeras entrevistas de Mujica, expondo suas frases, ideais e pensamentos.
Governo
No dia 1º de março de 2010, José Mujica fez o juramento como Presidente do Uruguai, no Palácio Legislativo.
Inúmeras autoridades compareceram para presenciar o juramento de José Mujica, como Hillary Clinton, Néstor Kirchner, Cristina Fernández de Kirchner, Hugo Chávez, Rafael Correa, entre outros.
Mujica antes de ser eleito presidente do Uruguai em sua campanha informava que tinha como prioridade os temas referentes a educação, meio ambiente, segurança e energia.
Além disso, também tinha como objetivo erradicar a miséria e reduzir a pobreza.
Logo que tomou posse, houve a descriminalização do aborto, logo depois veio a lei que aprovava o matrimônio igualitário, em que era autorizado aos casais homossexuais fazer adoção.
A entrada de homossexuais nas Forças Armadas foi mais uma modificação realizada por Mujica. Outra Lei que Mujica fez de tudo para aprovar foi a da legalização da maconha.
Por Janaina Silva