O povo de Roma acreditava que existiam diversos deuses e que estes deveriam viver em total equilíbrio com os seres humanos. Por este motivo, diferente de muitos outros povos, eles não questionavam a origem dos deuses, apenas acreditavam que eles eram seres divinos, criadores de tudo o que há no universo e que regiam toda a prosperidade da vida humana.
Na Mitologia Romana existem deuses que foram acolhidos à medida em que novos territórios eram conquistados e isso acrescentou ainda mais diversidade com relação aos seres divinos da Roma Antiga.
Na Roma Antiga, utilizavam a Mitologia Romana para explicar sobre a criação do mundo, coisas relacionadas aos sentimentos humanos, a evolução de todo o seu conhecimento e principalmente os fenômenos da natureza (que eram relacionados e controlados pelos deuses).
Principal característica dos deuses
Os deuses cultuados na Mitologia Romana possuem características físicas e emocionais semelhantes aos seres humanos. No entanto, diferente da Mitologia Grega, não há a possibilidade de um deus manter contato direto com um ser humano.
Um deus originário de Roma era denominado de ‘’Di Indigetes’’ e os estrangeiros (advindos de conquistas territoriais) ‘’Di Novensides’’.
Classificação
A Mitologia Romana pode ser classificada em antiga e tardia. A Mitologia Antiga é caracterizada por envolver mais rituais, mitos, seres divinos e outras coisas relacionadas aos deuses, de forma distinta da Mitologia Grega. Já a Mitologia Tardia possui um cunho muito mais literário em relação à Mitologia grega, onde os romanos se apropriaram de tais características e passaram a registrar tais lendas e mitos.
Mitologia greco-romana
A Mitologia greco-romana consiste na união entre a Mitologia Grega e a Mitologia Romana. Por possuírem enormes semelhanças em suas crenças, tradições e deuses, as duas mitologias se uniram.
Com as conquistas territoriais, os romanos perceberam que os gregos possuíam os mesmos deuses que eles, o que mudava era apenas a forma de falar. Em Roma os deuses eram chamados em latim e na Grécia em grego.
Na Mitologia greco-romana existe uma forte relação entre os deuses e os homens, onde os heróis são definidos como semideuses (filho de um ser humano com algum deus) e estes eram usados pelos deuses para executar aquilo que eles não conseguiam sozinhos.
Principais deuses da Mitologia Romana
– Baco (Dioniso)
– Ceres (Deméter)
– Cupido (Eros)
– Diana (Ártemis)
– Febo (Apolo)
– Minerva (Atena)
– Netuno (Poseidon)
– Juno (Hera)
– Júpiter (Zeus)
– Marte (Ares)
– Plutão (Hades)
– Vênus (Afrodite)
Outras divindades adoradas na Roma Antiga
Os romanos possuíam deuses menores em que eles acreditavam estar mais próximos de seu dia a dia. Estes deuses possuíam diversas funções, mas a principal era relacionada a proteger em diversas situações. Os deuses romanos menores eram chamados de:
– Bacantes
– Diparates
– Faunos
– Gênios
– Janu e Vesta – Ninfas
– Lares
– Manes
– Penates
Por Tatiele Silva Moreira