A mitologia nórdica (também chamada de mitologia germânica ou escandinava) fez parte das crenças populares nos séculos 8 e 9, em países que hoje compreendem a Islândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia.
A crença de que o mundo foi criado com as partes do corpo do gigante de gelo Ymer, morto pela Santíssima Trindade Nórdica (Odin, Vili e Vé), constitui o início da mitologia nórdica. A partir daí, deuses, anões, serpentes, grandes heróis e feiticeiros ganham notoriedade e viram lendas, explicando a origem do Universo e muitos fenômenos da natureza.
Entre os deuses mitológicos mais famosos está Odin, o pai dos deuses, e Thor, o deus do trovão.
Como surgiu a mitologia nórdica?
Segundo a lenda, quando Deus respirou, suas baforadas uniram frio e calor que vinham do Norte e do Sul. Ou seja, essas ondas de temperatura vinham, respectivamente, da Terra do Gelo (Niflheim) e Terra do Fogo (Muspell).
Ao formar flocos de gelo, surgiu o primeiro deus chamado Ymer. Esse gigante do gelo se alimentava do leite da vaca Auöhumla, que lambia o sal dos flocos para se manter. Dessa forma, uma nova criatura surgiu dos flocos lambidos pela vaca: Buri, constituindo a raça Aesir.
Dele, vieram o filho (Bor) e os 3 netos: Odin, Vili e Vé, formando a Santíssima Trindade Nórdica. Ymer é morto por eles e cada parte do seu corpo ajudou a compor o Universo que nós conhecemos.
Os 9 mundos
Os 9 mundos que compõem a moradia das divindades nórdicas eram unidas pela Árvore do Mundo (Yggdrasil) que, por atingir o céu, orvalhava das nuvens o Hidromel (bebida que garantia longevidade aos deuses).
- Asgard
Reino dos deuses, terra comandada por Odin e sua esposa Frigga, cujo guardião é Heimdall.
- Midgard
Chamada de terra média, é o reino dos humanos (planeta Terra), cuja guardiã é Jord.
- Niflheim
Reino do gelo e dos gigantes. Niflheim é governada pela filha de Loki, Hel (deusa do inferno).
- Svartalfheim
Moradia dos deuses subterrâneos chamados de svartálfar. Liderado pelo deus cego Hoder, irmão do deus da justiça, Balder, filho de Odin e Frigga.
- Vanaheim
Local onde repousa os Vanir, deuses da fertilidade da Terra e onde nasceu o principal deus do clã Vanir: Njord, deus protetor dos navegadores.
- Nidavellir
Comandado por Vidar, filho de Odin e deus da vingança, o reino localizado no subterrâneo de Midgard é o reino dos anões.
- Jotunheim
O reino dos gigantes (Jotuns) liderado por Thrym.
- Muspelheim
Liderado por Surtr, o gigante de fogo.
- Álfheim
Local reinado por elfos e seres mágicos.
Ragnarök
O que chamamos de apocalipse era conhecido como Ragnarök na mitologia nórdica. O fim da era Odin, pois uma guerra iniciada pelos mortos vindos dos subterrâneos queimaria toda a Árvore do Mundo. Muitos deuses morreriam e outros renasceriam em novos corpos em um reino pacífico, pós-apocalíptico.
Principais deuses da mitologia nórdica
Odin
É o pai dos deuses, principal deus da mitologia nórdica.
Frigga
A mulher de Odin, deusa da fertilidade e que representa a feminilidade.
Thor
O deus do trovão, filho de Odin e Fjorgyn (a deusa da terra). Usa o martelo mjolnir na luta contra os gigantes de gelo.
Loki
Considerado o pai da trapaça, Loki é metade gigante e metade deus. Irmão adotivo de Thor, às vezes é tido como irmão adotivo de Odin. Traz o caos e, ao mesmo tempo, equilíbrio aos deuses.
Hel
A deusa da morte, do inferno. Filha de Loki e da giganta Angrboda, ela era responsável por aplicar punições aos pecadores após suas mortes.
A cultura dos povos escandinavos possui histórias fascinantes que permeiam a imaginação humana e inspiram muitas narrativas, como quadrinhos e filmes.
Por Vania Ferreira