Muitos deuses e muitas entidades mitológicas e lendárias das mitologias grega e romana apresentam semelhanças. Por essas similaridades, deu-se origem à conhecida Mitologia Greco-Romana. Um exemplo é o poeta Homero, presente nas duas tradições.
Homero era quem narrava fatos e histórias sobre Deuses, que se apresentavam como seres humanos. Nas duas mitologias, tais entidades detinham poderes sobre a natureza. Entre eles: enviar raios à Terra, mover mares, gerar tempestades, entre outros fenômenos.
Mitologia Greco-Romana: Júpiter e Zeus
As mitologias gregas e romanas ainda se tornaram a mesma entre os dois povos, devido à existência de um importante Deus: Júpiter e Zeus. A única coisa que diferencia um do outro é a grafia dos seus respectivos nomes, que segue as regras de cada idioma: o grego e o romano.
Júpiter e Zeus, por exemplo, são basicamente a mesma entidade/divindade nas duas culturas. Ele é quem governa o Monte Olimpo. Júpiter é o nome atribuído a essa entidade pelos romanos, enquanto Zeus é o nome do Deus adotado pelos gregos.
Mitologia Greco-Romana: objeto de estudo
A Mitologia Greco-Romana se caracteriza também por adotarem como divindades diversos outros personagens em comum. Essas entidades eram consideradas Deuses e tinham forças capazes e provocar e interferirem nos fenômenos da natureza.
Era por meio da fé nesses Deuses, que os povos gregos e romanos construíram templos – alguns preservados até os dias de hoje – para homenagear e cultuar tais entidades.
Cada Deus de ambas as mitologias contava com um período do ano em que sua imagem era homenageada e adorada por esses povos. Baco, por exemplo – comum nas duas mitologias – tinha uma festa regada à vinho, pois era considerado o Deus dessa bebida.
Além disso, a Mitologia Greco-Romana contribuiu muito para a formação da cultura desses dois povos e que se propagaram por todo o mundo. Histórias e lendas sobre Deuses e entidades da Mitologia comum aos dois povos são relembradas e pesquisadas até os dias atuais.
Elas servem, por exemplo, como tema de estudos nas mais diversas áreas do conhecimento. A Mitologia Greco-Romana contribui para conhecermos melhor a evolução e o desenvolvimento da sociedade e da humanidade.
A Mitologia Greco-Romana é fonte de estudo para, por exemplo, pesquisas de filosofia, psicologia, história, antropologia e até mesmo matemática. Já nas artes a mitologia comum a esses dois povos (gregos e romanos) são úteis para estudar os aspectos e características de obras de importantes artistas, como Rafael e Michelangelo – que retrataram muito da Mitologia Greco-Romana em suas criações.
Mitologia Greco-Romana: deuses em comum
Diversos Deuses são os mesmos na mitologia grega e na mitologia romana, dando origem, como já dissemos, à Mitologia Greco-Romana. Apenas os nomes de tais Deuses se diferem, de acordo com cada idioma adotado pelos povos. Confira a seguir as divindades em comum da Mitologia Greco-Romana:
- Zeus (Grega) / Júpiter (Romana): é considerado o pai e todos os Deuses e homens. É ainda o principal Deus do Olimpo.
- Cronos (Grega) / Saturno (Romana): Deus do tempo e pai de Zeus.
- Hera (Grega) / Juna (Romana): Deusa e rainha dos Deuses, também uma das esposas de Zeus.
- Hefesto (Grega) / Vulcano (Romana): Artista que vivia no Olimpo e construía os raios que Zeus lançava sobre os homens. Era filho de Hera com Zeus.
- Poseidon (Grega) / Netuno (Romana): considerado o Senhor e o Deus dos oceanos. É também irmão de Zeus.
- Hades (Grega) / Plutão (Romana): é o Senhor do Reino dos mortos e, também, irmão de Zeus.
- Ares (Grega) / Marte (Romana): considerado o Deus da guerra e um dos filhos de Zeus e Hera.
- Apolo (Grega) / Febo (Romana): é o Deus do sol, da música, da arte e da profecia. É ainda filho de Zeus com Latona.
- Artemis (Grega) / Diana (Romana): considerada Deusa da caça e da lua, além de irmã do Deus Apolo.
- Afrodite (Grega) / Vênus-(Romana): é a Deusa da beleza e do amor. Nascera das espumas do mar.
- Eros (Grega) / Cupido(Romana): Deus do amor e filho de Vênus.
- Palas Atenas (Grega) / Minerva (Romana): é a Deusa da sabedoria, que nascera da cabeça de Zeus.
- Hermes (Grega) / Mercúrio (Romana): é o Deus da habilidade e da destreza e muito cultuado por comerciantes. É mensageiro e filho de Zeus.
- Deméter (Grega) / Ceres (Romana): Deusa da agricultura e filha de Cronos com Ops.
Por Erica Franco