Mercado de Capitais

Mercado de Capitais: entenda como funciona esta forma de investimento.

O sistema conhecido dentro do âmbito da economia como Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários.

continua depois da publicidade

O objetivo é proporcionar maior liquidez, disponibilidade aos títulos de emissão das empresas, viabilizando um melhor processo de capitalização.

Como funciona o mercado de capitais?

A base do Mercado de Capitais é constituída pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e demais instituições financeiras autorizadas. Esta tipologia de mercado financeiro pode ser dividida em Mercado Primário e Mercado Secundário.

continua depois da publicidade

O primeiro tipo faz parte do ambiente onde se negociam os novos acordos financeiros ao público, isto é, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez. Ele faz com que a empresa possa obter capital para tocar seus empreendimentos, considerando que o dinheiro adquirido com as vendas vai para a empresa.

Já na segunda modalidade as negociações com esses títulos funcionam como troca de possuidores, considerando que a empresa emissora não terá mais contato com o dinheiro conseguido através das trocas de títulos.

Essa modalidade de mercado é bem característica, considerando as negociações que são realizadas fora das bolsas, em transações conhecidas como “mercado de balcão”. Modalidades que favorecem uma maior liquidez para os ativos financeiros.

Qual a vantagem de se investir no Mercado de Capitais?

continua depois da publicidade

O nível de crescimento das poupanças (rendimento, lucro) individual e empresarial é a fonte principal do financiamento dos investimentos de um país. Ele gera aumento de renda e, consequentemente, mais poupança.

Cada empresa possui um determinado ritmo de crescimento e expansão. Porém, quanto mais ela cresce, mais irá precisar de recursos e, para essa captação, algumas empresas recorrem às medidas como empréstimos, reinvestimento de lucros, ou, mesmo, abertura de capital.

Os dois primeiros, além de limitados, oferecem riscos maiores. Mesmo assim, as empresas recorrem a esse tipo de recurso para manter sua atividade operacional em dia.

Ações

Mas, principalmente no dias atuais, a abertura de capital, permitindo a participação de novos sócios (acionistas) é uma excelente alternativa para quem deseja obter novos recursos não exigíveis, em compensação à participação do capital da empresa.

continua depois da publicidade

A partir do momento em que dispõe de mais recursos, as empresas podem investir mais e melhor em matéria-prima, maquinário, ou mesmo no desenvolvimento de pesquisas visando à melhora do setor produtivo.

O potencial investidor em ações torna possível a contribuição para a produção de bens, considerando que também é consumidor e usufrutuário daquilo que investe.

Como acionista, também age como sócio da empresa e, portanto, é beneficiado pela distribuição de dividendos obtidos através dos lucros da empresa.

Benefícios do Mercado Acionário

Para que o mercado de ações possa desenvolver e então cumprir sua função, gerando lucros e benefícios às partes envolvidas, é necessário que haja liberdade no ambiente comercial e o país possua total liberdade de negociação. Logicamente, havendo regras claras e bem definidas.

continua depois da publicidade

Um mercado de ações expansivo e saudável pode proporcionar:

Financiamento e produção de novos negócios – Através da venda de ações as empresas podem conseguir recursos para a expansão de capital, inclusive, em alguns casos, com obrigações em longo prazo;

Transformação de recursos poupados em investimentos – A captação e transformação desses recursos possibilitam o crescimento econômico de produtividade, injetando a lucrabilidade das poupanças no setor produtivo;

Crescimento das companhias – As grandes empresas e até as que estão em expansão podem aumentar sua participação no mercado de investimentos através da distribuição de ações, possibilitando um aumento de seus ativos no valor geral de mercado;

Maior redistribuição de renda – À medida que proporciona maiores ganhos aos seus investidores, a valorização das ações também propicia a distribuição de dividendos, compartilhando os lucros obtidos pelas empresas;

continua depois da publicidade

Inserção de novos e pequenos investidores – Considerando que, para se investir, não são necessárias grandes somas de dinheiro inicialmente, o mercado financeiro também possibilita a entrada de novos interessados em aderir ao mercado de ações;

Atua como indicador econômico – Considerando a extrema sensibilidade que a cotação de ações pode refletir frente ao mercado financeiro, as oscilações podem, positivamente, propiciar aspectos como estabilidade frente às possíveis recessões, além de crescimento econômico e outros fatores.

Por Alan Lima

Leia também

Concursos em sua
cidade