Maurício de Sousa é um famoso e premiado cartunista brasileiro, criador da história em quadrinhos “Turma da Mônica”. Nascido em 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel, São Paulo, o cartunista também é empresário e membro da Academia Paulista de Letras, cuja cadeira é de nº 24.
Filho dos poetas Antônio Maurício de Sousa e Petronilha Araújo de Sousa, ele passou sua infância em Mogi das Cruzes e adorava desenhar em seus cadernos escolares. Criou, então, seu primeiro personagem chamado Capitão Picolé. Um tempo depois, divulgava seus trabalhos (pôsteres e cartazes) aos comerciantes locais.
Em 1954, procurando uma chance na redação Folha da Tarde como ilustrador, acabou por aceitar a única oferta que o jornal oferecia: a de repórter policial.
Cinco anos depois, Maurício de Sousa iniciava sua saga de histórias em quadrinhos com o personagem Bidu e seu dono, Franjinha. Convenceu seu editor a publicar as tirinhas, trocando as páginas policiais pelo mundo que o tornaria famoso.
A criação da Turma da Mônica
Tudo começou com a criação de Bidu e Franjinha, em julho de 1959, quando Maurício de Sousa ainda estava na redação do jornal Folha da Tarde. No ano seguinte, criou o Cebolinha, um personagem famoso pela troca de “R” por “L”, cuja inspiração foi um menino residente em Mogi das Cruzes.
Em 1961, o personagem mais sujo da história em quadrinhos fez sucesso: Cascão, amigo inseparável de cebolinha. Ganhou revista própria em 1982.
Somente em 1963, Mônica apareceu na revista do cebolinha, em posse de seu coelho Sansão. Inspirada em uma das filhas do criador, Mônica era chamada de gordinha, baixinha e dentuça pelo Cebolinha, rendendo a ele belas surras.
A Turma da Mônica, então, foi criada em 1963, no mesmo ano que Magali. Ambas ganharam revistas próprias em 1970 e 1989, respectivamente.
Desde então, outros personagens foram criados, alguns inspirados nos filhos de Maurício de Sousa e outros em amigos. Conheça os mais famosos:
- Mônica;
- Cebolinha;
- Cascão;
- Magali;
- Chico Bento;
- Anjinho;
- Floquinho;
- Horácio;
- Penadinho;
- Tina;
- Jotalhão.
A Turma da Mônica foi adaptada para os cinemas, para a televisão, vídeo-games e jogos on-line. Com uma fama internacional, os quadrinhos também foram licenciados para o comércio em vários produtos com a marca dos personagens mais queridos do Brasil. Entre eles, brinquedos, papelaria, material escolar, alimentação, dentre outros.
Curiosidades sobre o autor e sua obra
- Maurício de Sousa perdeu o emprego no jornal Folha da Tarde por não tomar partido no regime ditatorial, e teve seu nome incluído na lista negra de cartunistas de São Paulo;
- Sem desistir de seu sonho, o criador da Turma da Mônica passou pela Editora Abril e, em 1986 ingressou na Editora Globo;
- Em 1998, ganhou a medalha de Direitos Humanos pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso;
- Em 2006, saiu da Editora Globo e passou a fazer parte da Editora Panini, multinacional italiana;
- Em 2007, pela primeira vez, uma personagem de história em quadrinho se tornou Embaixadora da UNICEF. A homenagem foi dada a Mônica;
- No mesmo ano, Mônica se tornou Embaixadora do Turismo Brasileiro, e Maurício de Sousa foi homenageado como o Escritor para Crianças da UNICEF;
- A Turma da Mônica Jovem, uma linha de quadrinhos com os personagens mais famosos e novos integrantes na faixa dos 15 anos foi lançada em 2008 e vendeu mais de 1 milhão e meio de exemplares;
- Maurício de Sousa recebeu diversos prêmios e títulos ao longo de sua carreira, entre eles, o prêmio Yellow Kid, considerado o Oscar dos Quadrinhos Mundiais na Itália (1971) e o título Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche, em Pittsburgh (2001).
Hoje, os quadrinhos de Maurício de Sousa estão espalhados por cerca de 50 países, na forma de revistas, livros ilustrados, tridimensionais e em braile, CD’s, álbum de figurinhas e muitos outros. A Turma da Mônica completou, em 2018, 55 anos.
Por Vania Ferreira