Maria Madalena recebeu ao longo da história diversos adjetivos, entre eles o de prostituta, santa, esposa de Jesus, apóstola e feminista, mas afinal quem foi essa personagem citada pela bíblia?
Diferente do que muitos imaginam Maria Madalena não foi prostituta. Ocorreu que durante os anos a sua história foi confundida com a de outras personagens bíblicas femininas. Continue lendo este artigo para entender mais da sua história!
Quem foi Maria Madalena (personagem da bíblia)?
Maria Madalena viveu na cidade Magdala, situada na costa ocidental do Mar da Galileia.
Alguns estudiosos sugerem que ela não foi uma prostituta, mas uma mulher rica e de influência.
Essa afirmação está baseada no fato que durante o primeiro século pessoas influentes normalmente eram chamadas pelo nome da sua cidade natal, o que parece ser o caso desta personagem bíblica.
A primeira vez em que Maria Madalena entrou em contato com Jesus Cristo foi quando ele expulsou dela sete demônios. Após esse acontecimento ela se encantou com as pregações de Jesus e passou a segui-lo.
Jesus dedicou-se por completo ao seu ministério, por isso não tinha nenhuma atividade que lhe gerasse dinheiro. Para viver com os apóstolos ele passou a receber as ofertas de alguns seguidores, entre eles a de muitas mulheres de posses como Maria Madalena.
Madalena e outras mulheres seguiram Jesus pelos lugares onde ele ia pregar. Durante a sua crucificação ela esteve presente e chorou a sua morte.
Maria Madalena foi até o túmulo de Jesus para ungir o seu corpo. Contudo, ao chegar no local viu que o túmulo encontrava-se aberto e sem o corpo do Messias. Então o próprio lhe apareceu mostrando que havia ressuscitado.
Ao descobrir que o seu mestre tinha voltado a vida, ela foi ter com os apóstolos para contar o que ocorreu.
No entanto, nenhum dos apóstolos de Jesus acreditou na história de Madalena. Contudo, depois Jesus apareceu a todos eles mostrando-lhes que a história dela era verdade.
Maria Madalena foi prostituta?
Como a bíblia não fala sobre a vida de Maria Madalena, ao longo da história existiram diferentes interpretações que deram vida ao imaginário popular, dessa forma muitos contextos surgiram a respeito dela.
Entre os equívocos ditou sobre a história de Madalena está a que ela era prostituta, porém a bíblia não relata isso. Somente cita que Jesus expulsou dela sete demônios.
Essa conclusão pode ter ocorrido após as pessoas com o tempo haverem misturado a história de Maria Madalena com a da mulher pecadora que ungiu Jesus e a da adúltera que ele havia perdoado.
Contudo, não há razão bíblica que leve a acreditar que todas elas são a mesma pessoa, uma vez que muitas mulheres seguiram a Jesus.
Maria Madalena foi casada com Jesus?
Outra história criada, mas que não está na bíblia é que Jesus havia casado com Maria Madalena.
Na literatura de O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, de Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln publicada no ano de 1982, consta o seguinte enredo:
Madalena era uma prostituta resgatada por Jesus que havia tornado sua amante. Eles teriam se casado e ela gerado um filho, contudo quando ele foi crucificado, ela fugiu para a França, lugar onde teria dado à luz.
Seus descendentes seriam os membros da dinastia Merovíngia, responsável por governar os francos (478 – 751).
A criação desse relacionamento amoroso também esteve presente em outras obras como no best-seller O Código Da Vinci, de Dan Brown.
Maria Madalena já foi personagem de mais de 30 filmes, sendo apresentada em boa parte deles como uma mulher muito bonita e sedutora.
Se gostou do artigo não deixe de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais!
Por Aline Oliveira