Luís Inácio Lula da Silva

Primeiro Ex- Presidente do Brasil que representou a classe trabalhadora e o primeiro a ser preso por corrupção. Conheça a seguir a biografia de Lula.

Luís Inácio Lula da Silva foi um dos nomes mais falados nos últimos tempos, principalmente pelo fato de ser ano eleitoral no país. Com a ascensão da direita no Brasil e a condenação de Lula, o país ficou dividido entre os que o apoiam e os que o criticam.

continua depois da publicidade

Lula foi o Presidente com maior aprovação, assim como colocou em pratica diversos projetos no país, confira como foi sua trajetória e como ele chegou a ocupar a Presidência da Republica.

Nascimento e Infância

Luís Inácio Lula da Silva nasceu na cidade de Garanhus em Pernambuco no dia 27 de outubro do ano de 1945. Dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello, Lula foi o penúltimo a nascer.

Aos 7 anos de idade, a família se mudou para um bairro pobre no litoral de São Paulo em busca de melhores condições de vida.

continua depois da publicidade

Neste período, Lula foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias.

Pouco tempo depois, em 1956, a família resolveu abandonar o litoral e se mudou para São Paulo também em busca de melhores condições de vida.

Trabalho e formação

Aos doze anos começou a trabalhar em uma tinturaria e, aos 14 anos conseguiu uma vaga nos Armazéns Gerais Columbia e começou a ter carteira assinada.

Aos 16 anos começou a trabalhar na Fábrica de Parafusos Marte e conseguiu uma vaga para o curso de torneiro mecânico, no Senai. Com este, Lula se tornou metalúrgico.

Com as crises que o país passava na década de 60, Lula trabalhou em diversas fábricas por curtos períodos. Até que conseguiu uma vaga na metalúrgica Indústria Villares no ano de 1968, em São Bernardo do Campo (ABC).

continua depois da publicidade

Trajetória política

Trabalhando na Villares, Lula começou a se familiarizar com o movimento sindical, principalmente por influencia de seu irmão mais velho que já estava inserido no meio.

Com tais influências, o metalúrgico fora eleito no Sindicato para ocupar os seguintes cargos:

  • Suplente da Diretoria (1969);
  • Primeiro Secretário (1972);
  • Presidente do Sindicato (1975);
  • Reeleição de Presidente do Sindicato (1978).

Ocupando tais funções, Lula deu novos rumos ao movimento sindical no país, inclusive, no que se refere à união dos trabalhadores na busca por melhores condições (incluindo greves, paralisações e retaliações policiais).

Motivado por tais eventos, o metalúrgico viu a necessidade de existir um partido que representasse os interesses do proletariado na política do país, e o Partido dos Trabalhadores começa a ser um projeto.

continua depois da publicidade

Na década de 80, o Brasil começava a passar por um processo de redemocratização e juntamente com outros sindicalistas (além de representantes de diversos setores da sociedade civil), Lula fundou o PT.

Pouco tempo depois da fundação do PT, houve uma greve que foi intervida pelo Governo Federal e Lula foi preso por 31 dias.

Lula foi eleito em 1986 para Deputado Federal, em 1989 se candidatou à Presidência e perdeu e em 2002 candidatou-se novamente e foi eleito Presidente da Republica, função que ocupou por 8 anos.

Os governos de Lula foram marcados pela redução das desigualdades sociais melhorias públicas diversas para o Brasil. Enquanto Presidente, Lula mantinha uma relação de dialogo com seus eleitores, no primeiro mandato teve uma aprovação de 57%.

continua depois da publicidade

Vida Pessoal

Lula perdeu um de seus dedos em um acidente de trabalho quando tinha 18 anos, neste foi indenizado, mas não se aposentou (conforme diversas notícias que circulam).

No ano de 1973 conheceu Marisa Letícia, com quem se casou, teve três filhos e permaneceu casado até a morte dela (2017). Além dos 3 filhos, Lula também adotou o primeiro filho de Marisa. 

No ano de 2018, Lula era o principal nome do PT para concorrer à Presidência, entretanto, fora impedido por estar preso após ser condenado por um processo de corrupção (o qual foi veemente criticado, inclusive pela ONU).

Por Letícia de Alcântara Moreira 

Leia também

Concursos em sua
cidade