A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos do sangue, os leucócitos, presentes nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea. Tem início na parte interna dos grandes ossos, denominada medula óssea, e se estende por todo o corpo humano, atrapalhando ou bloqueando a produção dos glóbulos vermelhos, das plaquetas e dos glóbulos brancos.
Essa doença atinge principalmente as crianças, portanto, há enorme possibilidade de atingir jovens, adultos e idosos, independente das diferenças. Esse câncer se desenvolve rapidamente tornando-se cada vez mais grave.
Os casos de leucemia vêm crescendo a cada dia e, com isso, vem aumentando gradativamente o número de mortes no país.
Tipos de Leucemia
As leucemias são classificadas conforme sua evolução e o tipo de defeito dos glóbulos brancos:
Em relação à evolução:
A Leucemia aguda ocorre à medida que as células malignas se encontram numa fase imatura, multiplicando rapidamente e acarretando uma enfermidade agressiva;
A Leucemia crônica ocorre quando a alteração maligna sucede em células-tronco maduras. Nessa situação, a leucemia evolui lentamente, com complicações que podem levar um período indeterminado para acontecer.
Em relação aos glóbulos brancos afetados:
- Leucemia linfoide: afeta as células linfoides;
- Leucemia mieloide: afeta as células mieloide.
Causas da leucemia
Ainda é desconhecida a causa da maioria das leucemias, porém, supõe-se que está associada a alguns fatores, como:
- Tabagismo: leucemia mieloide aguda
- Radiação: leucemia mieloide aguda, crônica e leucemia lifoide aguda;
- Síndrome de Down e outras doenças hereditárias: leucemia aguda;
- Benzeno (presente na fumaça do cigarro, gasolina): leucemia mieloide aguda, crônica, leucemia linfoide aguda;
- Quimioterapia (determinadas classes de drogas): leucemia mieloide aguda e leucemia linfoide aguda;
- Síndrome mielodisplásica e outras desordens sanguíneas: leucemia mieloide aguda.
Sintomas
Os sinais iniciais geralmente surgem quando a medula óssea deixa de produzir células sanguíneas normais. Além disso, gera os seguintes sintomas:
- Diminuição das plaquetas;
- Hematomas sem nenhum trauma claro ou proporcional, sangramento das gengivas, petéquias pequenas manchas vermelhas na pele;
- Diminuição da atividade das células vermelhas (hemácias), ocasionando anemia e fraqueza;
- Redução da atividade das células da medula óssea;
- Perda de apetite, perda de peso não planejado;
- Sensação de gripe que dura muitos dias, entre outros.
Diagnóstico
O diagnóstico das leucemias agudas baseia-se em resultados, uma vez que as manifestações clínicas são secundárias à proliferação excessiva de células imaturas da medula óssea, que introduz nos tecidos do organismo, como exemplo: as amígdalas, os linfonodos, pele, baço, rins, o sistema nervoso central, dentre outros. Essas proliferações podem levar uma pessoa a óbito e são causadas pela diminuição dos leucócitos normais.
O paciente com leucemia pode apresentar-se pálido, febril, crescimento do baço e sinais resultantes da trombocitopenia, como: sangramento nasal, hemorragias conjuntivais, sangramentos nas gengivas, pontos violáceos na pele e manchas roxas pelo corpo. Com a suspeita deste diagnóstico o exame físico irá reforçar quaisquer dúvidas.
Na área infantil, o tipo de leucemia mais frequente é a linfoide aguda. Nos adultos, o mais comum é a leucemia mieloide aguda.