Lendas urbanas

Lendas urbanas são histórias fantásticas, medonhas, de caráter duvidoso, difundidas pela sociedade, por e-mail ou pela imprensa. Causam bastante horror na população e inspiram filmes, games e outras narrativas fruto da imaginação fértil. Saiba mais sobre o que é uma lenda urbana.

Lendas urbanas, mitos ou lendas contemporâneas são histórias com teor fantástico e sensacionalista, geralmente fantasiosas e com intuito de provocar medo. Os contos se tornam populares rapidamente passando de geração a geração, mesmo sem a comprovação dos fatos. Valem-se, na maioria das vezes, da ignorância ou dos medos mais obscuros de cada pessoa. Você acredita em alguma lenda urbana?

continua depois da publicidade

Uma das lendas mais famosas é o Slenderman, figura de um homem esguio, sem rosto, de braços e pernas longas, que inspirou game e filme. Tem também a história de Bloody Mary em que se alguém proferir seu nome 3 vezes diante do espelho, ela aparece para matá-lo.

Verdade ou não, as histórias contadas e disseminadas pela sociedade causam bastante horror. Saiba neste conteúdo, quais são as 3 lendas urbanas mais conhecidas no mundo.

Slenderman

Slenderman quer dizer “homem magro” ou “homem esguio”, e a figura dessa lenda urbana é bastante assustadora. Sem rosto, com capacidade de esticar seus braços e pernas, o slenderman surgiu na internet pelas mãos do americano Victor Surge’ Knudsen.

continua depois da publicidade

Em 2009, ele fez o homem alto e estranho ao lado de uma criança para um concurso de photoshop. Isso foi o suficiente para se propagar a ideia de que o slenderman existe e que seu alvo predileto sejam as crianças. Mesmo se tratando de um mito surgido na internet, há diversos relatos de pessoas que juram tê-lo visto por aí.

Bloody Mary

Segundo essa lenda urbana, quem proferir seu nome 3 vezes diante do espelho invocará o espírito de uma mulher assassinada na Inquisição.

Várias versões foram contadas para explicar essa história. Uma das teorias aponta para Mary Worth ou Mary Whales, mulher que teve os olhos arrancados, foi queimada viva e deixada na frente de um espelho.

A lenda foi exportada para o Brasil e ganhou o nome de Loira do Banheiro, mas essa é uma teoria mais light. A Loira do Banheiro, segundo a história, não vai desfigurá-lo com uma tesoura, arrancar seus olhos ou apenas matá-lo, como diz a lenda na versão americana.

continua depois da publicidade

Chupa-cabra

Uma das lendas urbanas brasileiras mais populares é a do chupa-cabra. Apesar de ter surgido em Porto Rico, o caso se espalhou por toda a América Latina e retratava o animal como bípede, espinhos nas costas, garras e olhos grandes.

Segundo conta a história, o chupa-cabra ganhou esse nome porque várias cabras apareciam mortas com furo no pescoço e sem sangue. Isso sem contar os relatos de que a criatura era monstruosa, de outro planeta.

Entretanto, um Pesquisador do Comitê de Investigação Cética (CSI, em inglês), Benjamin Radford descobriu que a criatura perigosa não passava de um cão sarnento, magro e muito feio e que as cabras foram vítimas de predadores comuns. Não foi dessa vez que descobrimos um alien na Terra, não é mesmo?

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade