O Leasing é uma forma de financiar investimentos que tenham longo prazo. É mais conhecido como uma locação financeira ou arrendamento mercantil.
O leasing na prática nada mais é quando o cliente seleciona um bem, seja ele um imóvel, veículo, equipamento, entre outros e aluga por um determinado período de tempo.
Este tempo é estabelecido em um contrato. Ao término do prazo deste contrato, o locador poderá fazer a renovação ou devolver o bem.
O nome que se dá as partes envolvidas em um leasing é arrendatário e locatário. O arrendatário é o banco, por exemplo e o locatário é o cliente.
Tipos de Leasing
Existem 4 tipos de leasing, sendo os seguintes:
Leasing operacional
O leasing operacional é aquele em que o locatário não possui a intenção de comprar o bem ao final do contrato.
No entanto, ao término do contrato e constatado todo o cumprimento das obrigações estabelecidas, o cliente pode optar em estender o vencimento do contrato, devolver o bem ou adquiri-lo.
De todo modo, se quiser adquirir o bem, deverá arcar com o pagamento do valor praticado no mercado.
Leasing Financeiro
Neste tipo de leasing, o cliente pretende adquirir o bem ao término do contrato. O valor a ser pago será estabelecido no momento do fechamento do acordo.
Além disso, não há qualquer cláusula de prestação de serviços, já que se trata de locação e posteriormente, uma compra.
Este tipo de leasing é o mais utilizado no Brasil. Caso, o cliente ao final do contrato desista de realizar a compra, terá direito a devolução do valor pago a título de antecipação.
Leasing imobiliário
Neste tipo de leasing, uma locadora realiza o empréstimo de um imóvel a locatária, por exemplo.
Durante o período de vigência deste empréstimo, a locatária pagará determinado valor.
Ao término do contrato, a locatária poderá optar pela compra ou não do imóvel.
Leaseback
É mais conhecido com o leasing de retorno. O Leaseback é uma forma de criar um capital de giro. Este tipo de leasing somente é autorizado para as pessoas jurídicas.
O funcionamento desse leasing ocorre da seguinte forma: A arrendatária vende o bem e depois o aluga. Desta forma, A vende o imóvel para B e, por conseguinte, aluga de B.
O Leaseback tem sido muito utilizado pelas empresas de grande porte para poderem obter recursos financeiros.
Vantagens do Leasing
Muitas pessoas utilizam o leasing para poder adquirir um carro novo. O motivo desta utilização é por causa das taxas e os juros serem menores, assim como também há a isenção do Imposto sobre Operações Financeiras.
O bom do leasing é que o interessado tem uma maior rapidez e agilidade na negocial e consegue realizar o financiamento total de um veículo.
Além disso, o crédito é rapidamente aprovado, pois o bem não é registrado diretamente no nome do cliente, mas sim no do banco, como uma garantia de pagamento.
Por Janaina Silva