Labirintite

Saiba mais sobre este mal que vem atingindo um número cada vez maior de pessoas.

A labirintite é uma condição que se caracteriza por uma inflamação no labirinto, que é uma região do ouvido interno. Costuma ser proveniente de infecções ou inflamações comuns no ouvido, mas pode também ter como causas infecções respiratórias, alergias ou cistos. Existem casos mais graves, que podem indicar presença de tumores ou doenças neurológicas.

continua depois da publicidade

Uma infecção no labirinto compromete o funcionamento do ouvido, inclusive a capacidade da audição e a manutenção do equilíbrio do corpo. Os sintomas da labirintite envolvem zumbido no ouvido, visão turva, tontura,perda auditiva parcial, sensação de enjoo e vômitos.

Vale ressaltar que a tontura da labirintite é bastante específica: é daquele tipo que cria a sensação de que tudo ao redor da pessoa está girando, ou que a pessoa está girando em torno do ambiente em que está. É conhecida como “tontura giratória”, e é bem diferente de uma tontura causada por uma crise de hipoglicemia, por exemplo, em que a pessoa pode até sofrer um desmaio.

As pessoas que têm histórico familiar estão mais propensas a desenvolverem esta condição que, infelizmente, ainda não tem cura, mas oferece alguns tratamentos de administração de sintomas geralmente muito eficazes.

continua depois da publicidade

Geralmente, a labirintite desaparece espontaneamente em algumas semanas. Existem alguns medicamentos indicados para atenuar os sintomas até a crise cessar (Vertix e Dramin são os mais conhecidos e não demandam receita médica), mas costumam causar sonolência. Alimentação saudável e muito descanso neste período de crise é recomendável.

Alguns especialistas acreditam que a causa deste mal é a falta de uma boa irrigação sanguínea no ouvido interno, mas existem outras possibilidades. Uma delas é o aumento da pressão do líquido existente dentro dele. Também é compreendido que diabetes, distúrbios de tireóide e de ovários costumam ter relação com a labirintite.

Tratamento e prevenção

Além dos medicamentos para aliviar tonturas e enjoo, há também alguns remédios que auxiliam na circulação sanguínea.

O especialista mais indicado para diagnosticar e avaliar um quadro de labirintite é o otorrinolaringologista, que pode também contar com a contribuição de um fonoaudiólogo para realização de exames específicos que auxiliam no diagnostico, bem como na prescrição e realização de tratamentos complementares.

continua depois da publicidade

Para prevenção de novas crises o recomendado é evita o consumo de grandes quantidades de cafeína, açúcar refinado, chocolates e refrigerantes. Também é importante evitar o cigarro e bebidas alcoólicas.

Procure evitar também frequentes e longas exposições a ruídos intensos, pois eles podem prejudicar a capacidade de audição e afetar o labirinto.

Exercícios físicos são altamente recomendados: podem prevenir tonturas e ainda ajudam na questão da circulação sanguínea.

Uma sugestão que deve ser adotada como costume diário é a de beber muitos líquidos (pelo menos dois litros de água por dia). Este procedimento garante uma boa qualidade de filtração renal, e a consequente eliminação de toxinas.

O stress ou situação de muita aflição podem desencadear crises de labirintite. Adotar um estilo de vida mais tranquilo, envolvendo momentos de descanso e lazer, podem não só ajudar a prevenir crises como também irá contribuir para uma melhor qualidade da sua saúde.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade