Considerado o pai do Comunismo, Karl Marx foi um dos grandes idealizadores deste sistema. Entretanto, suas contribuições vão muito além do tema.
A visão crítica de Marx sobre as mudanças que ocorriam na Europa, o fizeram ser conhecido no mundo todo (depois de sua morte).
Apesar de suas obras (se analisadas hoje) possuírem um grande lapso temporal, pela falta de continuidade e pela escassez de autores que a atualizem, é inegável o quanto Marx contribuiu para diversos campos da ciência, principalmente quando o tema é política ou educação. Conheça a seguir a biografia de Marx.
Infância, Juventude e Política
Karl Heinrich Marx nasceu em uma província alemã (na época fragmentada) que se chamava Trier e se localizava ao sul da Prússia, no dia 05 de maio de 1818.
Seu pai era advogado e conselheiro de justiça e era perseguido por sua descendência judaica, e desta perseguição surgiu o senso crítico de Marx desde muito jovem.
Marx conclui o ensino básico no Liceu Friedrich Wilhelm que se localiza nas proximidades de onde nasceu. Após, foi estudar direito na Universidade de Bonn, local onde iniciou sua militância em políticas estudantis.
Frequentou também a Universidade de Berlim e se formou em Iena no ano de 1841.
Depois de formado (em 1842) começou a trabalhar em um Jornal em Colônia, neste período escrevia artigos críticos que eram veementes reprovados pelas autoridades, motivo pelo qual o fez largar o emprego.
No ano de 1843 foi morar em Paris, trabalhando no principal órgão da esquerda da época, os Germânicos Franceses, sua função era editar os volumes dos Anais do órgão.
Por motivos de divergências, rompeu também com o órgão e depois conheceu Friedrich Engels, com quem desenvolveu uma amizade duradoura e trabalhou em diversos projetos (inclusive, o Manifesto do Partido Comunista).
Ainda em Paris, assumiu a chefia do Jornal Renano, que era um jornal diário socialista. Entretanto, depois da derrota dos movimentos socialistas o jornal fora fechado e todos os envolvidos foram processados, por tal motivo, Marx foi expulso de Paris.
Sem emprego, foi morar em Londres e lá frequentava grupos de estudos econômicos e históricos e escrevia artigos para alguns jornais. Entretanto, não possuía estabilidade financeira e passava por continuas dificuldades.
Fundou no ano de 1864 a Associação Internacional dos Operários, depois publicou sua obra mais famosa “O Capital”, que demorou mais de 16 anos para ser escrita.
Já em 1875 participou a fundação do Partido Social Democrático na Alemanha, que chegou a ser proibido e só conseguiu vitória depois de mais de 20 anos.
Desta forma, apesar de muito ter contribuído para o surgimento de partidos socialistas e movimentos operários na Europa, Marx não viveu para ver os mesmos chegarem ao poder.
Vida Pessoal
Marx foi casado com Jenny Von Westiphalen, com quem teve 7 filhos. O casal viveu grande parte da vida conjugal na miséria, devidos às condições insalubres em que viviam 4 dos 7 filhos morreram ainda crianças.
Jenny era descrita como uma mulher bonita e inteligente, de acordo com a recente biografia de Marx. Mas fora traída por Marx com uma ajudante doméstica, fato o qual contribuiu para que ela adoecesse e fosse a óbito poucos anos depois.
Marx teve um filho fora do casamento, que doou ao seu amigo Engels, que tinha boas condições financeiras e sempre ajudava ao amigo.
Das 3 filhas do casamento que sobreviveram, 2 cometeram suicídio quando eram jovens.
Marx morreu aos 64 anos por consequência de um abscesso no pulmão.
Principais obras de Karl Marx
Dentre as principais obras de Marx, estão:
- Manifesto do Partido Comunista;
- Ideologia Alemã;
- O Capital;
- Trabalho Assalariado e Capital;
- Salário, Preço e Lucro.
Por Letícia de Alcântara Moreira