Jorge Paulo Lemann é considerado um grande empresário brasileiro. Ele nasceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de agosto de 1939. Porém, além da nacionalidade brasileira também possui a suíça, por causa dos seus pais.
O pai desse empresário foi também empresário e fundou a fábrica de laticínios chamada Leco. A educação básica de Jorge se deu na Escola Americana do Rio de Janeiro, tendo se formado em economia pela Universidade de Harvard.
Por causa do seu pai, Lemann sempre teve um espírito empreendedor e, com isso, no ano de 2017, foi considerado o homem mais rico do Brasil. Ficou em segundo lugar como o mais rico da Suíça.
Referente ao ranking da Forbes, figurou um dos mais ricos do mundo ao ocupar a vigésima segunda posição.
A vida negocial de Jorge Paulo Lemann
No ano de 1961, Lemann começou a estagiar no banco Credit Suisse, em Genebra, local em que ficou residindo por um determinado período de tempo.
Ao retornar para o Brasil, trabalhou na financeira Invesco e na corretora Libra.
No ano de 1971, comprou a corretora de valores chamada Garantia, tendo como sócios Beto Sicupira e Marcel Telles.
No ano de 1982, comprou as Lojas Americanas e no ano de 1989, comprou a Brahma, que em dez anos depois tornou-se Ambev, devido a fusão com a Antarctica.
EM 1998, houve a venda do Banco Garantia e, com isso, Lemann e seus sócios começaram com um novo investimento, isto é, participações em companhias através da GP investimentos.
No ano de 2004, fundaram a 3G Capital, com sede no Rio de Janeiro e em Nova York. No mesmo ano, houve a fusão da Ambev com a empresa belga Interbrew, formando assim a InBey.
Após 4 anos, Lemann e seus sócios adquiriram a Anheuser-Busch que é a dona da marca de cerveja Budweiser e, desta forma, criou a maior cervejaria do Planeta, a AB Inbev.
O espírito empreendedor de Lemann ainda não estava satisfeito e com isso, no ano de 2010 a 3G Capital comprou a rede de fast food conhecida como Burger King.
Em 2014, foi criado o Restaurant Brands International que ficou responsável por todas as operações da marca Tim Hortons e Burger King.
Três anos depois, Lemann e seus sócios compraram a empresa fabricante do ketchup H.J.Heinz Company, sendo que no ano de 2015 houve a fusão, criando assim a KraftHeinz.
A vida pessoal de Lemann
Muitos não sabem, mas Lemann foi jogador profissional de tênis, ostentando a posição de pentacampeão brasileiro.
No ano de 2013, foi lançado o livro “Sonho grande” que contou a história deste empresário.
Caso Jorge Paulo Lemann fosse um país, ele estaria ocupando a posição de 101ª maior economia do mundo, o que superaria o PIB inteiro de El Salvador, Paraguai ou Bósnia.
Apesar de toda a sua riqueza, ele não tem uma vida de ostentação, já que optou por morar em um vilarejo que fica perto de Zurique, junto com seu filho caçula chamado Kim e sua esposa.
Sua casa fica próximo às margens do lago Zurique, com uma arborizada e também isolada da rua por meio de um muro, o que destoa das demais residências, pois estas não possuem qualquer proteção.
A mudança de Lemann para a Suíça aconteceu no ano de 1999 e o motivo foi ter sofrido ataque a tiros em São Paulo.
Na época, ele estava com seus três filhos, Marc, Lara e Kim.
Por Janaina Silva