Infarto agudo do miocárdio

O infarto agudo do miocárdio provoca dores no peito, desconforto torácico e sensação de angústia, e os fatores de risco apontam para hábitos tóxicos, sedentarismo e obesidade. Conheça outros sintomas, causas e formas de tratamento para o ataque cardíaco.

Infarto agudo do miocárdio é uma condição grave na qual a artéria coronária sofre obstrução, impedindo a passagem do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. A ação causa necrose das fibras musculares e pode levar à dores no peito, desconforto torácico, náuseas e, até mesmo, à morte.

continua depois da publicidade

Também chamado de ataque cardíaco, o infarto é uma das doenças cardiovasculares que mais causam morte no mundo, e está atrelado ao estilo de vida sedentário e aos maus hábitos, como ingerir alimentos gordurosos, tabagismo e álcool.

Apesar dos hábitos saudáveis serem bastante importante na manutenção da saúde do coração, outros fatores também podem favorecer o infarto agudo do miocárdio. Saiba quais são eles e quais os sintomas mais comuns dessa doença coronária.

O que causa o infarto do miocárdio?

A falta de irrigação sanguínea no coração que abastece o órgão com nutrientes e oxigênio, é causada por uma placa de gordura que se desprende da artéria ou pela formação de um trombo (coágulo de sangue) que bloqueia a artéria coronária.

continua depois da publicidade

Porém, mesmo alguns pacientes com anomalias congênitas ou com excesso de coagulação sanguínea (caso raro), há fatores que predispõem ao infarto. Confira alguns:

  • cigarro, álcool e outras drogas;
  • sedentarismo;
  • obesidade;
  • colesterol alto;
  • diabetes;
  • hipertensão;
  • alimentação rica em gorduras saturadas;
  • estresse;
  • homens acima de 50 anos.

Portanto, é possível prevenir o infarto agudo do miocárdio adotando hábitos saudáveis, como substituir as gorduras saturadas por uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais, controlando a pressão arterial e o colesterol, praticando atividades físicas e abandonando os tóxicos (fumo, bebidas alcoólicas, etc…).

Sintomas mais comuns de um ataque cardíaco

Pessoas com diabetes, mulheres e idosos podem experimentar sinais e sintomas diferentes, com ou mais frequência que os outros. Em geral, a fadiga, falta de ar e dor profunda no peito, que irradia para a mandíbula, ombros ou braços, são os primeiros sintomas de um ataque cardíaco.

continua depois da publicidade

Outros sinais podem ser:

  • dispneia;
  • dor torácica;
  • náuseas e vômitos;
  • sudorese excessiva;
  • angústia;
  • palidez;
  • fraqueza.

O desconforto torácico pode ser erroneamente interpretado como indigestão, levando o paciente a consumir antiácidos para um alívio momentâneo. Alguns pacientes tendem a desenvolver hipertensão durante a dor no peito, e outros não apresentam nenhum sintoma alarmante.

O que fazer em caso de um possível infarto?

Procure ajuda médica

Se você ou alguém próximo apresentar os primeiros sintomas de um infarto do miocárdio, não deixe de procurar ajuda médica. Mesmo um sinal de forte azia pode ser indicativo de algo grave no coração.

Não ofereça alimentos ou bebidas

A menos que haja recomendação médica, nunca dê algo para comer ou beber durante sintomas de ataque cardíaco.

continua depois da publicidade

Use aspirina para prevenir infarto

Caso não haja nenhuma alergia a aspirina (ácido acetilsalicílico) e nem dificuldade para engolir, dê dois comprimidos do medicamento.

Execute a massagem cardíaca na falta de sinais vitais

Caso a vítima desfaleça e perca os sinais vitais, é sinal de parada cardíaca. Afrouxe as roupas do paciente, deite-o em uma superfície firme e faça uma reanimação cardiopulmonar (massagem cardíaca), enquanto o socorro não chega.

Tratamento para infarto agudo do miocárdio

O tratamento para o infarto consiste em medicamentos anticoagulantes, betabloqueadores, drogas antiplaquetárias e terapia de reperfusão (recanalização da artéria obstruída). Além disso, mesmo depois de um ataque cardíaco, os hábitos de prevenção também precisam ser mantidos para que não haja um novo quadro de infarto.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade