Hérnia de hiato é uma condição em que parte do estômago se desloca para o tórax através de um orifício (chamado hiato) do diafragma, pelo qual atravessa o esôfago para penetrar na cavidade abdominal. Essa ação é conhecida como hérnia de hiato por deslizamento.
A palavra hérnia é atribuída ao deslocamento de qualquer órgão para o interior de outro local, e no caso da hérnia hiatal, quando o esfíncter esofágico inferior não consegue executar suas funções corretamente (abrir para os alimentos passarem e fechar para que os ácidos estomacais sejam impedidos de voltar), ocorre a azia e o refluxo gastroesofágico.
O refluxo gastroesofágico é um dos sintomas principais da hérnia de hiato, sendo bastante comum em pessoas mais velhas e obesas.
Vamos conhecer outros sintomas e causas para a hérnia de hiato neste conteúdo.
Causas da hérnia de hiato
As causas para a hérnia de hiato não são comprovadas, mas existe uma relação entre ela e a prática de exercícios pesados (como levantamento de peso), tosse crônica, excesso de peso, traumas abdominais, ingestão de líquidos durante as refeições e ingestão de alimentos em excesso antes de dormir.
Sintomas
A hérnia de hiato costuma ser assintomática, mas há casos em que ocorrem os sintomas a seguir:
- refluxo gastroesofágico;
- azia;
- arrotos;
- tosse seca;
- mau hálito, sabor amargo e náuseas (provocados pelo retorno dos ácidos estomacais);
- dor no peito.
Os sintomas podem surgir 20 minutos após as refeições, mas desaparecem rápido. É preciso ter atenção se a azia for crônica, pois essa condição inflama o esôfago (esofagite), pode desencadear para uma úlcera ou displasia (doença de Barrett), e ainda evoluir para um câncer.
Tratamentos para hérnia de hiato
Pacientes com hérnia de hiato podem receber tratamento clínico, o qual inclui medicamentos antiácidos para controlar a azia ou para fortalecer o esfíncter esofágico inferior.
Quando os sintomas são mais graves e a doença não responde bem ao tratamento clínico, o médico pode indicar a cirurgia para hérnia de hiato, chamado de laparoscopia.
Cirurgia da hérnia de hiato
O objetivo da cirurgia para hérnia de hiato é impedir que a doença progrida, controlar os sintomas e criar uma “nova válvula” de modo a impedir o refluxo.
A laparoscopia é o método mais utilizado como tratamento da hérnia hiatal. Nela, são feitos orifícios minúsculos na parede do abdômen, sem que haja a necessidade de grandes cortes. Por essa razão, a internação é de 24 horas e o retorno às atividades do cotidiano é muito mais rápido.
Riscos da laparoscopia
Apesar de ser um método seguro, a laparoscopia não escapa de possíveis – porém, raras – complicações, como: lesões, infecção, hemorragia e dificuldades para engolir.
Tratamentos naturais
Algumas situações do dia a dia favorecem a hérnia de hiato, como mencionado neste artigo, mas existem outros hábitos que agravam os sintomas.
Por isso, seguir as dicas abaixo são excelentes formas de tratamentos naturais para a hérnia de hiato. Confira:
- deixar de fumar;
- evitar bebidas gaseificadas e alcoólicas;
- não beber líquidos durante as refeições;
- comer alimentos leves e em menor proporção perto de dormir;
- evitar roupas apertadas;
- não consumir alimentos gordurosos e condimentados;
- perder peso.
Seguir essas orientações ajuda no tratamento para a hérnia de hiato, mas não dispensa a procura pelo médico.