Promover a ginástica laboral está na rotina de milhares de empresas. O objetivo é alongar o corpo, áreas como tronco, pescoço, cabeça, membros superiores e membros da região inferior. São exercícios realizados de acordo com a atividade executada por um profissional.
Ginástica Laboral, tipos
A implantação de programas de ginástica laboral não é obrigatória por lei. Apesar disso é altamente recomendado para as empresas. De acordo com a necessidade de cada função é aplicado um tipo de atividade.
O intuito não é trazer exercícios de intensidade alta, mas de forma leve e num curto período de tempo, sem sobrecarregar o funcionário. O ideal é que seja aplicada por um colaborador formado em educação física. Existem também empresas qualificadas que prestam serviço nesta área.
Ginástica laboral preparatória
Promovida antes de iniciar o trabalho, a ginástica laborar preparatória ativa o organismo, melhora a concentração e traz mais disposição. São exercícios que trazem oxigenação para os tecidos e eleva a frequência cardíaca.
O tempo de duração é entre 10 e 12 minutos. Estão na lista de exercício preparatórios atividades que trabalham coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular.
Ginástica laboral compensatória
Promovida em um intervalo durante o trabalho, a ginástica compensatória tem o intuito de trabalhar as tensões musculares adquiridas pelo grande uso ou pelo uso inadequado dos músculos.
O tempo de duração é entre 5 a 10 minutos. São exercícios de alongamento, respiração, flexibilidade e reposicionamento postural que promovem a circulação.
Ginástica laboral de relaxamento
Realizada após o expediente, tem como objetivo diminuir o estresse, aliviar as tensões, reduzir os índices de irritabilidade no trabalho e em casa. Estão na lista automassagens, trabalho de respiração, alongamentos, flexibilidade e até meditação. O tempo de duração é de 10 a 12 minutos.
Ginástica laboral corretiva
O objetivo da ginástica laboral corretiva é trabalhar um determinado músculo, fortalecendo e alongando o corpo. É destinada a pessoas já com algum tipo de deficiência, sendo aplicada a um grupo reduzido de pessoas. Esta ginástica laboral visa corrigir posturas erradas e maus hábitos.
Benefícios da ginástica laboral
É comprovado que as empresas que praticam atividades laborais possuem um índice menor de afastamentos de funcionários por problemas de saúde. Os benefícios para quem pratica são muitos:
- Previne doenças laborais: evita as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT);
- Reduz o sedentarismo: incentiva as pessoas a adotarem uma vida mais saudável;
- Amplia o condicionamento físico: melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e até a resistência;
- Combate às tensões: proporciona alívio e faz com que o empregado se sinta mais responsável e menos sobrecarregado;
- Reduz os afastamentos: beneficia trabalhador e empresa que não terão que arcar com gastos após acidentes ou afastamentos médicos;
- Benefício fisiológicos: é responsável por trazer bem-estar por trazer atividades relacionadas ao sistema cardíaco, respiratório e esquelético.
Por Fábio Pacheco
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
mso-bidi-font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:Calibri;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}