As comemorações da Folia dos Reis acontece entre os dias 24 de dezembro e 06 de janeiro, data em que se comemora o dia dos Três Reis Magos.
É uma manifestação católica (que no Brasil também sofre a influência do Candomblé) que comemora a peregrinação dos três reis: Gaspar, Melchior e Baltazar até Belém.
Contexto Religioso
Segundo a Bíblia, ao saberem do nascimento do menino Jesus, os reis foram guiados pela luz de uma estrela para encontrar o paradeiro do recém-nascido.
Cada um dos reis levou um presente ao menino, que representa simbolicamente uma benção:
- Ouro, simbolizando a realeza;
- Incenso, simbolizando sua divindade;
- Mirra, simbolizando a imortalidade.
A origem da Comemoração
A Folia dos Reis tem origem europeia, sendo tradicionalmente comemorada pelos portugueses e espanhóis, que valorizam a comemoração com a mesma intensidade de que o Natal.
Na Espanha é nesta data que ocorre troca de presentes.
No Brasil a comemoração é realizada em vários estados, sendo mais popular no nordeste e Minas Gerais, estado que em 2017 declarou a comemoração da Folia dos Reis como patrimônio imaterial do estado.
Como acontece a Festa
A festa é realizada através das expressões folclóricas de cada região, onde as companhias, visitam as casas de porta em porta, com seus instrumentos musicais, danças e orações.
Os moradores visitados devem ter um presépio ou uma imagem do menino Jesus na manjedoura para que possa receber as companhias.
Ao chegarem nas casas, o embaixador recita versos que contam a história da peregrinação dos reis, e abençoa a família. Em retribuição a companhia recebe comida e bebida.
Assim a comemoração segue durante todos os dias da Folia dos Reis, e no dia 06 de Janeiro, a companhia se reúne para a comemoração final na casa do seu embaixador.
Quem são os personagens da Folia
Durante os dias da folia, as companhias se fantasiam com vários personagens, instrumentistas e cantores para realizar a peregrinação.
Vamos conhecer os principais personagens da festa:
- Três Reis Magos: Personagens que representam os reis;
- Palhaços ou Bastiões: São responsáveis pela proteção da bandeira, realizam acrobacias na chegada e na saída da bandeira as casas;
- Coro e Banda: São os responsáveis pela música e pelos cantos;
- Festeiro: Geralmente é quem paga a festa, é na casa deste integrante que a companhia retorna no final do dia para hastear a bandeira.
- Bandeireiros: Tem a missão de carregar a bandeira da companhia.
- Embaixador: É quem organiza a rotina da companhia, elabora o trajeto e defini os papeis dos demais integrantes.
Luta pela manutenção da tradição
A Folia dos Reis é uma manifestação bastante antiga, onde tradicionalmente os papeis passavam de pai para filho, mantendo a tradição.
Porém as companhia vem diminuindo ano após ano, em virtude da falta de interesse dos mais jovens, que não tem interesse em cultivar a tradição.
Alguns estados brasileiros vem se mobilizando através de incentivos as companhias, para o resgate da tradição da Folia dos Reis, buscando manter viva essa manifestação tão simbólica para nosso pais.
Por Franciele Tochetto Pedrozo Ghizzoni