Você já ouviu falar sobre Fisiocracia? Se não ouviu, não se preocupe, que vamos explicar tudo para você aqui. Fisiocracia é o nome dado a um pensamento econômico que ocorreu no século 18 ( XVIII) e que repercute até os dias atuais.
Essa palavra vem do grego e tem como tradução o ‘governo da natureza’.
O liberalismo econômico tem como principal base a fisiocracia. Sua principal ideologia era ir contra ao mercantilismo, afirmando que toda a riqueza de um determinado local viria da terra, ou seja, da agricultura.
De acordo com a Fisiocracia, a agricultura e manejo da terra deveria ser o foco principal de um país ou local, sendo assim sua principal fonte de renda.
Esse pensamento vinha do fato que se gasta pouco na agricultura e que o retorno das vendas desses produtos é alta (em relação aos gastos).
Já o mercantilismo tinha como base de pensamento o acumulo e a venda dos mais diversos tipos de metais.
Ainda de acordo com a Fisiocracia quem deveria pagar os maiores impostos eram os donos das terras cultivadas, uma vez que eles eram os que mais lucravam com isso.
Dessa forma o restante da população ficaria livre de impostos ou, pelo menos, de impostos considerados abusivos para época.
A liberdade de ação também estava prevista nesse pensamento econômico, indo também de encontro com o pensamento do mercantilismo, que era regrado por complexas regulamentações do governo.
Os criadores da Fisiocracia
Os principais pensadores do ‘governo da natureza’ são:
- Adam Smith;
- François Quesnay;
- Turgot;
- Pierre Samuel du Pont de Nemours.
François Quesnay foi o idealista desse pensamento econômico, porém o que obteve maior destaque foi Adam Smith. Seu livro ‘A riqueza das nações’ é utilizado como estudo ainda nos dias atuais.
Boa parte dos pensadores fisiocratas eram franceses, uma vez que esse pensamento se originou lá.
O principal ideal desses pensadores era reunir todos os impostos em um imposto unico e cobrar dos grandes donos de terra. Na época a França era composta pelo mercantilismo mas ainda tinha grande influência feudal em boa parte do seu território.
Dessa forma, terminar com os feudos e os senhores feudais era um dos principais objetivos da Fisiocracia.
A base da Fisiocracia
Esse pensamento econômico era composto primariamente dos 4 seguintes itens:
- Ordem natural: De acordo com esse pensamento, existia uma ordem natural preexistente da vida e que deveria ser mantida daquela forma para que os seres humanos se mantivessem em harmonia com a natureza;
- Deixe fazer, deixe passar: Esse era o conceito mais controverso desse pensamento. Segundo ele o governo não deveria interferir nas atividades do seu povo, pois seja qual fosse ela, estariam de acordo com a ordem natural;
- Agricultura: Era um conceito geral entre todos os fisiocratas que os demais campos da manufatura estavam subordinados a agricultura e dessa forma ela deveria ser o pilar da economia;
- Reforma tributaria: Todos os impostos deveriam ser reunido em unico e cobrado dos principais donos de terra.
Considerações finais:
No ano de 1774 o governo tentou introduzir a Fisiocracia na França. A tentativa acabou sendo um grande fracasso devido a pressão imposta pelos donos de terras.
Por Vagner Neubert