É uma divisão da filosofia que estuda a relação entre o homem e Deus, ela tem o propósito de buscar a essência, sentido e também o valor da Religião, começando a partir de princípios providos de outras ciências, como, por exemplo, a Metafísica, Psicologia, Moral, entre outras.
A filosofia da religião examina questões como a dimensão espiritual apresentada pelo homem do ponto de vista da filosofia. Além disso, avalia e interpreta as várias práticas e eventos religiosos que estão associados ao homem. Uma das perguntas base dessa divisão filosófica é: “Afinal, o que é a religião?”.
As pesquisas da filosofia da religião estão fundamentadas para a análise crítica de conceitos como: salvação, adoração, Deus, vida eterna, entre outros. Em suas avaliações, ela procura relacionar fenômenos religiosos com as descobertas científicas.
Entre os principais problemas a serem analisados, então: a existência de Deus, sua associação com o mundo sensível, o mal, a ligação entre religião e moral e a conexão entre a alma e corpo.
O estudo da filosofia voltada para a religião não é algo atual, mas um processo histórico que deve ser avaliado com critério, analisando a diversidade de possibilidades apresentadas por cada manifestação e denominação.
Na filosofia da religião a investigação não está direcionada apenas para uma religião, mas na relação das religiões considerando os aspectos que as aproximam ou distanciam, levando em conta o que está relacionado à natureza do homem, a história, cultura, relações sociais, política, economia, etc.
Esse campo é um fator importante para a investigação da filosofia. Ele se posiciona sobre os fenômenos mais ocultos ligados a natureza humana, procura respostas que possam ajudar no avanço dos próprios sistemas religiosos.
A filosofia da religião questiona e debate com a teologia, dessa forma, ela consegue aprimorar a discursão com relação ao papel, origem e o fundamento das religiões.
Características principais
Para entender melhor a filosofia da religião é necessário conhecer as suas características principais:
- Atua na busca pela reflexão filosófica sobre a religião;
- Questiona os aspectos religiosos;
- Compara as expressões religiosas com as descobertas científicas;
- Apresenta a análise crítica dos conceitos voltados à religião;
- Estuda o conceito de Deus;
- Estuda a relação de várias religiões;
- Tem como base a perspectiva que a religião é um processo histórico, evoluindo conforme o desenvolvimento da humanidade;
- Estuda o aspecto valorativo, o aspecto eidético e o aspecto verificativo;
- Procura na religião sentido para a existência humana.
Principais nomes
Entre o período da Antiguidade e Idade Moderna, houve a tentativa dos filósofos de responderem sobre a atitude do homem diante da religião. Alguns filósofos se posicionaram com relação ao divino e a religião, como:
- Platão afirmou a ideia do Divino como centro para o racional, a bondade e a beleza;
- Newton falou de um Deus como criador do Universo;
- Nietzsche declarou a morte de Deus;
- Freud afirmou que a religião é uma obsessão.
Problemas a serem explicados
A filosofia da religião busca estudar vários aspectos ligados a religião, algumas das perguntas que ela faz:
- O que é religião?
- Como explicar a existência de Deus?
- Como é Deus?
- Deus criou o mundo?
- Deus é exterior ou interior ao universo?
- Deus cuida do mundo ou apenas cria-o e coloca-o em movimento?
- Deus controla os homens ou deixa-os livres a sua vontade?
- Se Deus é onipotente, então porque o mal existe?
- É possível existir moral sem religião?
- A alma existe?
- A alma é imortal?
- Qual a função da alma?
- Como a alma coexiste com o corpo?
- Existe vida após a morte?
- Se o mal existe, como posso explicá-lo?