Os dados dos ativos e passivos são levantados para integrar o balanço patrimonial de uma empresa. O relatório mostra a posição financeira e econômica, integrando a contabilidade da organização. É importante ter este tipo de relatório para controlar a saúde financeira da empresa.
Qual a diferença entre ativo e passivo
Os ativos são os pertences da empresa. Estão nesta lista máquinas, produtos em estoque e dinheiro. Os direitos também são inclusos, ou seja, as dívidas a receber e que podem ser uma origem em meios monetários.
Os passivos são as despesas efetivadas pela empresa e as obrigações pendentes. Se constituem por contas a pagar, dívidas com bancos, organizações ou impostos, por exemplo.
Os valores são de grande importância para o balanço patrimonial da empresa. A ação faz uma auditoria entre o que a empresa possui e o que ela deve, buscando balancear a área financeira.
Os dois dados são relacionados e chega-se ao patrimônio líquido. Este dado indica qual é a posição da empresa referente as suas atividades. Além disso, assinala a saúde da empresa e os valores que acionistas ou sócios possuem.
O que é ativo circulante, ativo permanente e ativo fixo
As contas que representam bens e direitos são classificados como ativos circulantes. Estes ativos permitem serem convertidos em dinheiro em um prazo curto. Estão na lista: contas em banco, mercadorias e matérias-primas.
Os ativos permanentes integram os bens ou direitos destinados ao funcionamento normal da empresa. O intuito é fazer a manutenção destes ativos para conquistar renda ao longo do tempo. Estão na lista: imóveis e máquinas usadas em uma empresa.
Os ativos fixos são classificados em tangíveis e intangíveis. Tangíveis são bens materiais, exemplo disto são os imóveis e as mobílias. Intangíveis são direitos de ordem legal ou econômico, estão nesta lista direitos autorais, nomes e marcas.
Já os ativos diferidos são as aplicações em despesas que contribuirão para a formação de resultados e crescimento da empresa. Estão nesta classificação, as despesas da organização, custos de estudos e projetos, encargos com reformas.
Os ativos que não se enquadram na lista anterior são chamados de outros ativos. São inclusos seguros de vida e depósitos dados como garantia, por exemplo.
O que é passivo circulante, passivo a longo prazo e resultados futuros
As contas que geram dívidas ou obrigações financeiras são classificadas como passivos circulantes. A meta é pagar normalmente em um ano. Estão na lista impostos a recolher e despesas bancárias.
Os passivos a longo prazo são obrigações ou dívidas que a empresa contraiu e que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. São exemplos notas promissórias e contas a pagar, observando o vencimento.
Os resultados de exercícios futuros são os valores que a entidade pode receber adiantado, como a cobrança antecipada de alugueis de imóveis de sua propriedade.
Outros Passivos são aqueles que não se enquadram nas descrições anteriores. São as contribuições sociais que ainda serão pagas, por exemplo.
Por Fábio Pacheco