Enredo é o encadeamento de fatos, acontecimentos, ações e conflitos ao longo de uma narrativa. Significa trama, intriga, o ato de enredar, dando sequência à história, traçando o destino dos personagens e definindo suas personalidades.
O termo enredo é bastante usado em narrativas literárias, roteiro cinematográfico e nas músicas de escolas de samba (samba enredo). Tem origem na palavra “rede”, que significa enredar, entrelaçar, envolver, criar uma trama.
Em um contexto geral, toda boa narrativa precisa de situações que ajudam a transformar os personagens ao longo de sua jornada. Enredo é, portanto, uma sequência de acontecimentos e ações importantes, naturais e verossímeis para contar uma boa história.
Enredo nas narrativas literárias
Não importa se é um romance, conto ou um filme, toda grande narrativa traz questões dramáticas – ou seja, quando o protagonista tem objetivos, mas precisa superar obstáculos para alcançá-los.
Entretanto, não se faz uma história com apenas o protagonista. Há outros personagens que ajudam ou atrapalham o caminho do personagem principal. Logo, é preciso incluir seus conflitos, situações inesperadas, provocar surpresas, dando início a uma sucessão de fatos e outras questões dramáticas.
Por fim, essas ações muito bem encadeadas de forma lógica culminarão na conquista do protagonista por seu objetivo. Com isso, é fácil entender que o enredo depende de uma sequência coerente, seja ela linear ou não.
Diferenças entre enredo linear e enredo não linear
O enredo mais conhecido é o linear, pois segue uma ordem: tema (motivo da narrativa), os conflitos (questões dramáticas), o clímax (tensão máxima de um conflito) e o desfecho (fim dos conflitos).
O desfecho pode ser o objetivo do personagem alcançado ou a sua morte, por exemplo. Independente do rumo que o escritor quiser dar ao protagonista, o enredo linear segue a trajetória comum: começo, meio e fim.
Já o enredo não linear é justamente o contrário, quando a narrativa inicia pelo fim, isto é, não segue uma sequência cronológica. Pode ser iniciada por um flashback (recordação) ou flashforward (prévia do futuro), muitos usados também em roteiros cinematográficos. A ideia desse tipo de narrativa é explicar o que culminou em tal desfecho.
Alguns exemplos de enredo não linear são:
- Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (romance);
- Pulp Fiction, de Quentin Tarantin (filme);
- O Poderoso Chefão II, de Francis Ford Coppola (filme);
- Crime e Castigo, de Dostoiévski (romance);
- Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez (romance);
- Amnésia, de Christopher Nolan (filme).
Samba-enredo
Assim como as narrativas literárias, as escolas de samba também contam uma história durante os desfiles no Carnaval. São chamados de samba-enredo, muito importante no julgamento da escola para a competição.
A música que acompanha o desfile da escola de samba também precisa de coerência para retratar o tema escolhido.
Portanto, se a história não possui elementos importantes para ser composta (personagens, questões dramáticas, tempo, espaço), seguindo uma sequência lógica, então não existe enredo.
Por Vania Ferreira