As doenças bacterianas são bastante comuns, desde aquelas com tratamentos mais fáceis até as mais complicadas. Engana-se, porém, quem pensa que todas as bactérias são perigosas; elas são organismos unicelulares, e muitas são essenciais para a vida e para o equilíbrio químico do planeta.
Entretanto, existem bactérias capazes de provocar alterações intestinais, dores de cabeça, febre, perda de peso, fraqueza e enrijecimento muscular, muitas delas transmitidas pelo ar ou através de alimentos contaminados. Em muitos casos, a vacinação e o saneamento básico já reduzem o risco de doenças bacterianas.
Neste conteúdo, você vai conhecer 4 principais doenças bacterianas e suas formas de prevenção.
Tuberculose
O vírus Bacilo de Kock é contagioso, sendo transmitido pelo ar e pela saliva, levando aos sintomas de tosse intensa com sangue, sudorese noturna, indisposição e emagrecimento.
Como se trata de uma doença bacteriana grave, com alta disseminação para os rins, cérebro e coluna vertebral, a melhor maneira de evitar a tuberculose é pela vacina BCG, dada logo após o nascimento do bebê, além de se manter afastado de ambientes fechados com pessoas contaminadas.
O tratamento é feito com antibióticos, como a rifampicina ou bromidrato de fenoterol, e o paciente necessita de cuidados durante 6 meses.
Tétano
Doença que infecta ferimentos em contato com a terra, plantas e fezes de animais ou humanas contaminadas com a bactéria Clostridium tetani ou ainda, metais enferrujados. Os principais sintomas são enrijecimento muscular (os membros tendem a entortarem) e espasmos musculares.
Tratar a ferida, fazer uso de antibióticos e soro antitetânico podem ajudar a eliminar a toxina do organismo. A cura depende do sistema imunológico do paciente e da capacidade do corpo em metabolizar a toxina. É possível prevenir o tétano com a vacina tríplice (antitetânica).
Hanseníase
A hanseníase é uma doença bacteriana causada pela bactéria Mycobacterium leprae (Bacilo de Hansen) e transmitida através de contato prolongado pelo ar ou pela pele.
Os sintomas são claros: perda de sensibilidade, manchas e deformidades na pele. Os médicos receitam antibióticos e garantem a cura em estágios iniciais. Porém, para evitar a hanseníase, o ideal é vacinar todos que convivem com o doente, além de educação sanitária.
DST’s
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) também são causadas pelas bactérias. É o caso da sífilis e da gonorreia, duas doenças transmitidas por relações sexuais sem proteção, transfusão de sangue e congênita.
A sífilis surge como uma ferida no órgão genital, reto ou boca, para depois atingir outras áreas. Ela é responsável por má formação do feto e suas complicações no sistema nervoso.
A gonorreia provoca corrimento amarelado na uretra, ardência ao urinar e inflamações que afetam o sistema nervoso, as articulações e os ossos. É responsável pela cegueira em recém-nascidos.
Tanto a sífilis quanto a gonorreia podem ser tratadas com o antibiótico penicilina, e prevenidos com o uso de preservativos.