Doença celíaca

Doença celíaca é a doença causada pela intolerância ao glúten.

A doença celíaca é caracterizada pela intolerância ao glúten, que é encontrado em vários alimentos. Essa doença atinge de 1 % a 2 % da população brasileira, é crônica e autoimune, afetando o intestino delgado em pessoas com predisposição à ela. Nessa afecção, o mais comum de ocorrer é apresentar os primeiros sintomas na infância, mas pode aparecer em qualquer idade.

O que é a doença celíaca?

continua depois da publicidade

A doença celíaca é uma doença autoimune, o que significa que as células de defesa imunológica, agridem as outras células do organismo, causando um processo inflamatório provocado pelo glúten.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio, que ajuda no crescimento e elasticidade das massas feitas com essas matérias-primas.

O paciente com doença celíaca, ao consumir glúten, desenvolve um processo inflamatório na parede interna do intestino delgado, causando atrofia nas vilosidades intestinais, diminuindo a absorção dos nutrientes necessários ao organismo como vitaminas e sais minerais.

continua depois da publicidade

Sintomas da doença celíaca

A doença celíaca pode surgir com ou sem sintomas e estes podem variar de pessoa para pessoa. Os mais comuns, contudo, são:

  • diarreia crônica que dura mais de 30 dias;
  • prisão de ventre;
  • anemia;
  • falta de apetite;
  • vômitos;
  • emagrecimento em excesso ou obesidade;
  • atraso no crescimento;
  • alterações de humor;
  • distensão abdominal (inchaço na barriga);
  • dor abdominal;
  • flatulência;
  • aftas de repetição;
  • lesões na pele;
  • infertilidade;
  • osteoporose ou osteopenia.

É importante destacar aqui que há a sensibilidade ao glúten que é diferente da doença celíaca. No caso da sensibilidade ao glúten, o paciente desenvolve uma alergia a ele, enquanto que na doença celíaca, há intolerância à proteína.

No caso da sensibilidade ao glúten, não há um processo inflamatório, apenas reação alérgica. Os sintomas são praticamente os mesmos, incluindo dores de cabeça frequentes, dores musculares, entorpecimento ou formigamentos de pernas e braços, problemas de pele, maior risco de desenvolver problemas neurológicos pela deficiência de nutrientes.

continua depois da publicidade

Diagnóstico e tratamento da doença celíaca

O diagnóstico é demorado devido à variedade de sintomas, que por sua vez, podem ser associados a outras doenças. Os exames mais utilizados para diagnóstico da doença são exames de sangue com dosagem de anticorpos específicos para a doença e biópsia do intestino delgado, realizada durante endoscopia digestiva.

Dependendo do grau de intolerância ao glúten, a doença pode se manifestar apenas na fase adulta.

A doença celíaca não tem cura e o tratamento é feito a base de uma dieta sem glúten, que deve ser seguida rigorosamente por toda a vida, a fim de evitar o desenvolvimento de outras doenças que podem afetar a tireoide, o fígado, rins e pele.

O paciente que não aderir à dieta sem glúten, pode desenvolver câncer de intestino e ter problemas de fertilidade. Cuidados com a alimentação são importantes no tratamento, por isso é recomendado a ingestão de alimentos anti – inflamatórios e saudáveis que cuidam da função imunológica. Entre eles estão farinhas livre de grãos que contenham glúten, sementes de linhaça, abóbora, chia e outras, gorduras, frutas, manteiga, ovo, kefir, hortaliças e leguminosas e carnes.

continua depois da publicidade

Devem ser evitados alimentos a base de carboidrato processado (biscoitos, bolachas, bolos e outros), cervejas e bebidas alcoólicas de malte, maioria das farinhas, produtos processados ainda que rotulados sem glúten, condimentos e molhos engarrafados, gordura processada e açúcar adicionado.

Se for diagnosticado com a doença, procure um nutricionista para ajudar a elaborar uma dieta equilibrada e saudável.

Leia também

Concursos em sua
cidade