Celebrado na 4ª quinta feira de novembro nos Estados Unidos, o dia de ação de graças tem como finalidade agradecer a Deus pelo ano que se passou e pelas graças concedidas.
A tradição é de celebrar o dia com festas e jantares em família, com muita fartura e alegria. Apesar de ser celebrado principalmente nos Estados Unidos, a festa já é realizada em muitos outros países, e tem data até mesmo no Brasil.
Origem do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos
O primeiro dia de ação de graças nos EUA foi celebrado no ano de 1621 em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que se instalaram no local, e fundaram a vila.
O governador do local ordenou que fosse feita uma festa para agradecer a colheita de milho que fora bem-sucedida no verão de 1621. Entretanto, o feriado não foi instaurado nacionalmente, o que aconteceu apenas em 1863 quando o Presidente Abraham Lincoln declarou que a quarta quinta-feira do mês fosse reservada para a celebração da data.
Em 1939, o Presidente Franklin Delano Roosevelt, em uma tentativa de manobra totalmente comercial, instituiu que o feriado fosse celebrado na terceira semana de novembro, uma maneira de ajudar o mercado publicitário no tempo de propagandas e compras antes do Natal.
Como a declaração não era corroborada por lei, apenas 23 estados acataram a decisão. Com o impasse em mãos, o Congresso dos Estados Unidos resolveu intervir e estabeleceu que o feriado fosse celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro.
Origem do dia de Ação de Graças no Canadá
No Canadá, apesar do dia de ação de graças não ter uma origem certa, a data é muitas vezes associada com o explorador Martin Frobisher.
O feriado costuma ser lembrado como o agradecimento de Frobisher por ter chegado em terra firme e sobrevivido à viagem da Inglaterra em 1578, quando estava a caminho do Oriente.
A data também é lembrada pelos colonizadores franceses que, em 1604, celebraram o sucesso das colheitas, juntamente com Samuel de Champlain, onde hoje se encontra a região da província do Quebec. Em 1957, o parlamento canadense ordenou que o dia de ação de graças fosse celebrado sempre na segunda segunda-feira de outubro.
O dia de Ação de Graças no Brasil.
No Brasil, apesar de não ser muito divulgado, o dia de ação de graças é comemorado na quarta quinta-feira de novembro. A data foi instituída pelo então Presidente Eurico Gaspar Dutra que, por influência do embaixador Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, decretou a lei 781 de 17 de agosto de 1949 que celebra a data como Dia Nacional de Ação de Graças.
A data é principalmente lembrada por famílias de origem americana, e por algumas igrejas cristãs protestantes, como a Igreja Presbiteriana e a Igreja Batista.
O dia também é lembrado por escolas de idiomas que aproveitam o feriado para ensinar os costumes e tradições dos países norte-americanos.