O Dia das Bruxas, que também é popularmente conhecido como Halloween, é um feriado que é celebrado principalmente nos Estados Unidos, apesar de sua celebração ter se estendido a outros países. No dia 31 de outubro a tradição é ir às ruas e, de porta em porta, pedir “doces ou travessuras”. Porém, as suas origens não compactuam com a festa que o feriado se tornou.
Origem Pagã
Na origem pagã, a celebração do dia das bruxas é vinculada a uma comemoração Celta: a “festa de Samhaim”. Essa festa marca a passagem de um ano para o outro, o que acontecia entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, e durava uma semana.
Durante essa época, os Celtas acreditavam que os espíritos dos mortos visitavam os vivos, guiando os seus familiares ao outro mundo. Essa celebração era uma das mais importantes, pois mostrava o que seria a definição de céu e inferno que temos hoje em dia. Os Celtas acreditavam que o lugar para onde os mortos iam na vida após a morte, era um lugar de felicidade e não dor e sofrimento.
Origem Católica
Já na origem católica, a celebração tem um significado diferente. No século IV a Igreja da Síria já consagrava uma data para celebrar o Dia de Todos os Santos, que inicialmente era no dia 13 de maio. No século VIII, o Papa Gregório III mudou essa data para o dia 1 de novembro, coincidindo assim com a semana do Samhaim. Especula-se que o surgimento desta festa católica seria uma tentativa de eliminar ou ofuscar a festa pagã. Em 840, o Papa Gregório IV determinou que a festa de todos os santos fosse celebrada universalmente.
O Halloween atualmente
Nos dias de hoje, o halloween ainda é celebrado em vários países, inclusive no Brasil, onde a data divide seu protagonismo com o Dia do Saci, que foi implantado por um projeto de lei que busca resgatar a importância do folclore brasileiro, em contraposição ao dia das Bruxas.
Entretanto, o significado do halloween foi se transformando ao passar dos séculos: o que antigamente celebrava o dia de todos os santos (segundo a origem católica), ou a passagem de um ano para o outro (segundo a origem pagã), hoje é uma festa que mistura muitas tradições, culturas e costumes diferentes.
A celebração de dia das bruxas mais conhecida é feita nos Estados Unidos, onde é o maior feriado não cristão no pais norte-americano. Em 2010 passou a frente na venda de doces de datas como dia dos namorados e páscoa. A tradição de se fantasiar e ir as ruas atrás de doces ou travessuras atrai tanto crianças como jovens e adultos. Trata-se de um dia em que é permitido ser outra pessoa, indo em contraste com as convenções sociais.
O tema também foi levado ao cinema com clássicos do terror, como “Halloween”, “Abracadabra” e “Donnie Darko”.