A dermatite seborreica trata-se de uma patologia inflamatória, crônica e não contagiosa, desencadeada pela presença do fungo Malassezia ou por áreas de grande produção de sebo pelas glândulas sebáceas, como couro cabeludo, barba, virilhas, nariz, atrás das orelhas e costas.
Também conhecida como caspa, seborreia ou eczema, a dermatite seborreica provoca coceira, vermelhidão e descamação da pele. Em casos leves, podem surgir pápulas eritematosas no rosto, que nada mais são que pontos rosados semelhantes a rosácea e ao lúpus eritematoso cutâneo agudo.
Por ser crônica, a dermatite seborreica tem períodos de melhora e piora, podendo ter início no primeiro ano de vida e retornando após a puberdade.
Causas da dermatite seborreica
As causas não são totalmente definidas, mas sabe-se que a doença está relacionada a forma como o sistema autoimune se comporta diante da Malassezia, um fungo que faz parte da flora habitual da pele e que se alimenta de pele morta.
Quanto mais oleosidade produzida, maior será a atuação do fungo Malassezia, entretanto nem todas as pessoas sofrerão as lesões cutâneas, pois o sistema imunológico dessas pessoas pode responder pacificamente à presença do fungo.
Além disso, algumas situações agravam o quadro da dermatite seborreica, tais como:
- Estresse;
- Alterações hormonais;
- Clima seco;
- Mudanças bruscas de temperatura;
- Alimentos gordurosos;
- Alguns medicamentos.
Isso conclui que as lesões provocadas por essa dermatite não são derivadas de má higiene.
Sintomas
Os sintomas de dermatite seborreica mais comuns são:
- Tom avermelhado na pele (em placas ou crostas);
- Coceira;
- Descamação;
- Prurido;
- Caspa;
- Blefarite e terçol (quando as lesões acometem ao redor dos olhos);
- Cerume e coceira no ouvido (quando atinge o canal auditivo).
A dermatite seborreica atinge mais homens que mulheres, e tem um percentual de 20% de incidência na população mundial. Apesar disso, a doença tem tratamento.
Tratamento
A dermatite seborreica não tem cura, portanto, o tratamento visa o controle das lesões e o incômodo provocado por elas.
Shampoos anticaspa com ingredientes específicos (cetoconazol, ácido salicílico, piritionato de zinco, sulfeto de selênio) podem resolver problemas de caspa em poucas semanas de uso.
Cremes a base de pimecrolimos, corticoides ou antifúngicos também são usados quando as lesões atingem o rosto ou o tronco. A consulta ao dermatologista é necessária quando as lesões são mais intensas e de difícil melhora.
Tratamento caseiro para dermatite seborreica
Algumas medidas caseiras podem complementar o tratamento clínico da seborreia ou servir como prevenção para novos quadros da doença. São eles:
- Evite ingerir bebidas alcoólicas e alimentos com alto teor de gordura;
- Evite banhos quentes e deixar alguma área do corpo molhada;
- Não use roupas sintéticas ou qualquer outra que retenha suor;
- Remova todo o shampoo e creme dos cabelos ao lavar.
Em bebês, troque as fraldas frequentemente para evitar que a umidade se transforme em erupções cutâneas.