Quando o governo tem um gasto maior do que a arrecadação de impostos dizemos que houve um déficit público. Para calcular qual o valor do déficit público é feita uma relação entre a dívida do governo, o valor dos ativos e aplicadas correções monetárias.
Por que é importante saber o déficit público
Com o valor calculado do déficit público é possível controlar melhor as despesas. A avaliação é um grande medidor da atuação do governo e pode acender um alerta de gastos demais.
A informação também é importante para fazer a relação do ranking de países com mais despesas, menos despesas e a valoração da produção de cada nação. Normalmente o déficit público é comparado em relação a percentagem do PIB (Produto Interno Bruto).
O que é deficit orçamentário
Quando os gastos são maiores do que o que é arrecadado com impostos, o valor acumulado desta despesa é também nomeado como déficit orçamentário. Com este valor faltante o governo terá que apelar para empréstimos ou para mudanças na política fiscal.
O que é superávit
Quando os gastos são menores do que o que é arrecadado com impostos, considera-se que o governo teve um superávit. Temos o superávit primário quando o valor de sobra é calculado considerando todas as despesas, exceto os juros referentes a dívida pública. Já o chamado superávit nominal é um cálculo mais completo, pois inclui nas contas o valor dos juros de dívidas.
Déficit público e a política fiscal
Caso o déficit público seja menor que zero, então a política fiscal é considerada contracionista, quando a economia está em um período de grande expansão. O governo deve atuar reduzindo gastos, aumentando impostos para que as pessoas não comprem tanto e as empresas invistam menos.
Se o déficit público for maior que zero, a política fiscal é considerada expansionista, quando a economia está em recessão, e necessita de um “empurrão”. O governo aumenta o valor da despesa pública para elevar a produção e reduzir desempregos. Impostos mais baixos provocam aumento de consumo e investimento das empresas.
O que é deficit primário, operacional e nominal
O cálculo do déficit primário não considera a despesa realizada com o pagamento dos juros da dívida pública. É o valor das contas que inclui o Tesouro Nacional, Previdência e Banco Central, além de integrar o melhor método de análise da aplicação da política fiscal.
O déficit operacional exclui os cálculos da correção monetária e cambial nas despesas e nas receitas. Leva em consideração o valor referente aos juros nominais aplicados sobre a dívida interna e externa.
O déficit nominal inclui os efeitos da correção monetária e cambial nas despesas e nas receitas.
Qual é o déficit do Brasil
O déficit público do Brasil é o valor da dívida externa e interna do Estado brasileiro, são considerados seus diversos compromissos financeiros. O valor no Brasil é considerado em patamar bem menor comparativamente a outros países, como os EUA e o Japão.
O período mais alarmante da série foi em 1989, quando a dívida chegou a 100% do PIB. Em 1978, início da análise do cálculo, a dívida pública representava apenas 27% do PIB.
Por Fábio Pacheco