Dalai Lama

O Prêmio Nobel da Paz foi dado à Dalai Lama, tendo em vista a sua incessante campanha em libertar o Tibete da dominação chinesa.

Dalai Lama nasceu em 06 de julho do ano de 1935, na aldeia de Takster que fica ao leste do Tibet. O seu nome verdadeiro era Lhamo Dhondrub.

continua depois da publicidade

Quando tinha somente dois anos de idade foi reconhecido pelos monges tibetanos como a reencarnação do 13º Dalai Lama, isto é, Thubten Gyatso.

Thubten Gyatso é considerada a maior autoridade do budismo tibetano. Os Dalai Lama são as reencarnações do Avalokitesvara, o príncipe Cherezi, que era o portador do lótus branco.

Quando Dalai Lama tinha quatro anos de idade, teve que ser separado da família e com isso, foi levado para o Palácio de Potala, que fica localizado na Montanha Hongsham, na capital Lhasa.

continua depois da publicidade

Depois, ele foi empossado e tornou-se o líder espiritual do Tibete, passando a se chamar Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso.

A preparação de Dalai Lama começou quando ele tinha seis anos de idade e teve aulas de filosofia budista, cultura tibetana, arte, gramática, astrologia, inglês, geografia, ciências, história, matemática, medicina, música, poesia e teatro.

O poder político de Dalai Lama

Depois da invasão do Tibete, pela China em 1950, o partido comunista chinês começou a controlar a província de Kham. Com isso, com somente 15 anos, Dalai Lama assumiu o poder político do seu país.

No ano de 1951, Dalai Lama e aqueles que integravam o seu governo assinaram o “Acordo de Dezessete Pontos”, que tinha como finalidade a adoção de medidas para libertar o Tibete.

continua depois da publicidade

No ano de 1954, Dalai Lama decidiu ir a Pequim e realizou acordos com Mao Tsé-Tung que era o Presidente do Governo Popular da China, porém não obteve êxito em solucionar de forma pacífica a libertação do Tibete.

No ano de 1959, depois do fracasso de uma rebelião contra o governo chinês, Dalai Lama exilou-se na Índia e instalou o governo do Tibete.

Como o seu governo estava sendo fora do Tibete, houve uma luta muito grande de preservação de sua cultura.

Com isso, ele fundou assentamentos agrícolas, com o objetivo de recepcionar o maior número possível de refugiados e também construiu escolas para poder ensinar a história, língua e religião tibetana.

Simplesmente Dalai Lama

Dalai Lama já propôs inúmeras vezes a paz para o governo chinês, inclusive com a transformação do Tibete em santuário, para que todos pudessem viver em total harmonia, porém todas as tentativas foram em vão.

continua depois da publicidade

No ano de 1967, Dalai Lama fez diversas viagens com o objetivo de propagar a sua esperança na paz entre os povos.

Ele visitou o Papa Paulo VI, em 1973 e também esteve algumas vezes com João Paulo II.

Além disso, também visitou a Inglaterra, os Estados Unidos, a Áustria, a França, o Brasil, a Suíça, entre outros e sempre por meio de suas palestras aumentava cada vez mais, o seu número de admiradores.

No ano de 1989, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Outro título também recebido foi o de Doutor Honoris Causa, que foi conferido pela Universidade de Seattle, em Washington.

Este título foi pelo reconhecimento do trabalho de Dalai Lama em difundir a filosofia budista e também buscar a paz mundial e os direitos humanos.

continua depois da publicidade

Por Janaina Silva

Leia também

Concursos em sua
cidade