Dalai Lama nasceu em 06 de julho do ano de 1935, na aldeia de Takster que fica ao leste do Tibet. O seu nome verdadeiro era Lhamo Dhondrub.
Quando tinha somente dois anos de idade foi reconhecido pelos monges tibetanos como a reencarnação do 13º Dalai Lama, isto é, Thubten Gyatso.
Thubten Gyatso é considerada a maior autoridade do budismo tibetano. Os Dalai Lama são as reencarnações do Avalokitesvara, o príncipe Cherezi, que era o portador do lótus branco.
Quando Dalai Lama tinha quatro anos de idade, teve que ser separado da família e com isso, foi levado para o Palácio de Potala, que fica localizado na Montanha Hongsham, na capital Lhasa.
Depois, ele foi empossado e tornou-se o líder espiritual do Tibete, passando a se chamar Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso.
A preparação de Dalai Lama começou quando ele tinha seis anos de idade e teve aulas de filosofia budista, cultura tibetana, arte, gramática, astrologia, inglês, geografia, ciências, história, matemática, medicina, música, poesia e teatro.
O poder político de Dalai Lama
Depois da invasão do Tibete, pela China em 1950, o partido comunista chinês começou a controlar a província de Kham. Com isso, com somente 15 anos, Dalai Lama assumiu o poder político do seu país.
No ano de 1951, Dalai Lama e aqueles que integravam o seu governo assinaram o “Acordo de Dezessete Pontos”, que tinha como finalidade a adoção de medidas para libertar o Tibete.
No ano de 1954, Dalai Lama decidiu ir a Pequim e realizou acordos com Mao Tsé-Tung que era o Presidente do Governo Popular da China, porém não obteve êxito em solucionar de forma pacífica a libertação do Tibete.
No ano de 1959, depois do fracasso de uma rebelião contra o governo chinês, Dalai Lama exilou-se na Índia e instalou o governo do Tibete.
Como o seu governo estava sendo fora do Tibete, houve uma luta muito grande de preservação de sua cultura.
Com isso, ele fundou assentamentos agrícolas, com o objetivo de recepcionar o maior número possível de refugiados e também construiu escolas para poder ensinar a história, língua e religião tibetana.
Simplesmente Dalai Lama
Dalai Lama já propôs inúmeras vezes a paz para o governo chinês, inclusive com a transformação do Tibete em santuário, para que todos pudessem viver em total harmonia, porém todas as tentativas foram em vão.
No ano de 1967, Dalai Lama fez diversas viagens com o objetivo de propagar a sua esperança na paz entre os povos.
Ele visitou o Papa Paulo VI, em 1973 e também esteve algumas vezes com João Paulo II.
Além disso, também visitou a Inglaterra, os Estados Unidos, a Áustria, a França, o Brasil, a Suíça, entre outros e sempre por meio de suas palestras aumentava cada vez mais, o seu número de admiradores.
No ano de 1989, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Outro título também recebido foi o de Doutor Honoris Causa, que foi conferido pela Universidade de Seattle, em Washington.
Este título foi pelo reconhecimento do trabalho de Dalai Lama em difundir a filosofia budista e também buscar a paz mundial e os direitos humanos.
Por Janaina Silva