Crédito Rural

Existem basicamente três tipos de linha de crédito disponível para o produtor. Cada um destes tipos de linha de crédito será explicado abaixo.

O crédito rural possibilitou ao Brasil ascensão na produção agropecuária, pois com ele os agricultores e pecuaristas conseguem subsídios para financiar suas produções e consequentemente aumentar seus lucros.

continua depois da publicidade

As atividades agropecuárias exigem uma série de investimentos, que vão desde o pré-plantio até a colheita.

Muitas vezes, estes investimentos sobressaem o orçamento disponível e os produtores necessitam utilizar opções de financiamento, dentre as quais se destaca o crédito rural.

Dessa forma, o crédito rural é uma ferramenta que destina custeio, investimento ou comercialização de atividades rurais.

continua depois da publicidade

As regras e demais características desta ferramenta são definidas por um documento elaborado pelo Banco Central do Brasil, o Manual de Crédito Rural (MCR).

As normas estabelecidas pelo Manual de Crédito devem ser cumpridas em todas as etapas existentes no Sistema Nacional de Crédito Rural.

Existem basicamente três tipos de linha de crédito disponível para o produtor. Cada um destes tipos de linha de crédito será explicado abaixo. Continue lendo!

Importância do Crédito Rural

O credito rural é uma importante ferramenta para que o produtor rural (pessoa física, jurídica ou cooperativa) obtenha recursos para continuar ou expandir sua produção.

O crédito rural não é só importante para os produtores, mas para toda a população.

Afinal de contas, o Brasil pôde aumentar a quantidade de alimentos produzidos para consumo e aumentou também a quantidade de alimentos exportados (aumentando o PIB e melhorando a economia).

continua depois da publicidade

Dada a sua importância, o governo tem destinado cada vez mais recursos para manutenção do crédito rural.

Estes recursos veem de diversos órgãos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de Fundos Constitucionais, por exemplo.

As modalidades do crédito rural

Crédito Rural de Custeio: é o crédito destinado a cobrir os ciclos produtivos.

Essa modalidade pode ser utilizada para a compra de insumos para os ciclos da lavoura (variável em função da cultura), para compras de animais (pecuária), para alimentação dos animais e para cobrir gastos da colheita, beneficiamento, armazenamento e industrialização de produção;

Crédito Rural de Investimento: como o próprio nome sugere, este crédito é destinado ao inicio ou ao crescimento da produção.

continua depois da publicidade

Desta forma, essa modalidade cobre gastos fixos como construções, obras (telefonia, irrigação e drenagem hídrica, por exemplo), melhorias nas instalações, compra de maquinas/ equipamentos e eventuais gastos com proteção e recuperação dos solos;

Crédito de comercialização: este tipo de crédito é o mais solicitado, principalmente por cooperativas.

Isso porque essa modalidade garante aos produtores recursos que subsidiam a comercialização da produção. Cobre todo e qualquer gasto com essa etapa da produção.

Como conseguir o Crédito Rural

O produtor pode solicitar as três modalidades de crédito rural, desde que cumpra os requisitos necessários e apresente toda a documentação solicitada.

Conseguir o crédito rural não é algo impossível, por isso, organize sua produção e procure um banco que possa te ajudar neste processo. 

continua depois da publicidade

Contudo, é valido ressaltar a importância do crédito rural para a melhora da competitividade do país, fato o qual pode ser conferido na representatividade do setor no PIB nacional.

Ficou curioso sobre o tema? A Secretaria Política Agrícola disponibiliza o desempenho do crédito rural mês a mês no país no link.

É produtor e pretende utilizar o crédito rural? O Banco do Brasil, o SICOB e outros bancos podem mediar o processo, confira.

Por Letícia de Alcântara Moreira

Leia também

Concursos em sua
cidade