Para calcular a data provável do parto (DPP) e saber o dia em que o bebê vai nascer, é necessário que a gestante saiba a data da sua última menstruação (também chamada de DUM), que corresponde ao primeiro dia da sua última menstruação.
Também é possível calcular a data provável do parto caso a mulher não se recorde da DUM, porém o período do mês em que ela ocorreu deve ser conhecida.
Quando a gestante sabe a data da sua última menstruação:
1. Escrever num papel a data da última menstruação no formato DD/MM/AAAA.
Exemplo: 10/01/2018
2. Se a DUM for em janeiro, fevereiro ou março, é somado 7 ao dia; e 9 ao mês e o ano deve ser mantido.
Exemplo:
DUM 10/01/2018
+7 +9
Então a data provável do parto será 17/10/2018
Obs: se o dia somado ultrapassar 30 ou 31 (dependendo do mês), o saldo restante deverá ser considerado no mês seguinte. Se o somatório fosse dia 32/10/2018, por exemplo, a data provável do parto seria dia 01/11/2018.
3. Se a DUM for de abril a dezembro, é somado 7 ao dia; e subtraído 3 do mês e acrescentado 1 ao ano.
Exemplo:
DUM 10/05/2018
+7 -3 +1
Então a data provável do parto será 17/02/2019
Obs: se o dia somado ultrapassar 30 ou 31 (dependendo do mês), o saldo restante também deverá ser considerado no mês seguinte.
Quando a data da última menstruação é desconhecida, mas o período do mês em que ela ocorreu é conhecido
Consideram-se as seguintes datas:
- No início do mês: a data da última menstruação será dia 05 do mês;
- No meio do mês: a data da última menstruação será dia 15 do mês;
- No final do mês: a data da última menstruação será dia 25 do mês.
Se a gestante teve seu período menstrual no final de maio de 2018, por exemplo, a sua DUM será dia 25/05/2018.
Definida a data da última menstruação, dá-se início ao cálculo da data provável do parto (DPP) conforme explicado anteriormente nos itens 1, 2 e 3.
O cálculo da data provável do parto funciona com todas as gestantes?
Infelizmente, não. Este cálculo é ideal para mulheres que possuem ciclos menstruais regulares e que saibam a data da sua última menstruação, ou pelo menos o período em que ela ocorreu.
Porém, há outras formas de determinar a data provável do nascimento do bebê com a ajuda de uma equipe de saúde, como através da altura do fundo uterina (medida pelo toque vaginal), pelo exame de ultrassonografia obstétrica e surgimento dos batimentos cardíacos do bebê.
Gestograma
Outra forma confiável para saber a DPP sem precisar efetuar cálculos é através do gestograma: uma ferramenta online na qual a gestante informa a data da sua última menstruação e automaticamente obtém a data provável do parto. Este também é um método confiável para mulheres com ciclos menstruais regulares.