O Coeficiente de Gini ou índice de Gini é um instrumento que mede a desigualdade na distribuição de renda em uma região ou um país.
No relatório elaborado pelas Nações Unidas para Desenvolvimento Humano, que utiliza o coeficiente de Gini, como base de referência e que foi divulgado em 2017, o Brasil aparece na 10ª posição, com um índice de 0,515.
O que é coeficiente de Gini?
É um índice utilizado para medir a desigualdade em uma sociedade. Foi criado pelo estatístico italiano Corrado Gini em 1912.
O coeficiente de Gini tem como principal finalidade, medir a desigualdade na distribuição de renda, concentração de terra, riqueza e outros.
Ele varia de 0 a 1, onde zero representa a igualdade (todos possuem a mesma renda) e 1 corresponde à total desigualdade (um tem toda a renda e os demais não tem nenhuma).
Como é feito o cálculo do coeficiente de Gini.
A construção do coeficiente de Gini se baseia na “Curva de Lorenz”, que mostra a proporção acumulada de renda variando em função da proporção acumulada da população, com os indivíduos sendo colocados em ordem crescente de renda, ou seja, do mais pobre ao mais rico.
A imagem acima (https://bit.ly/2Nx9Ivr) representa uma “curva de Lorenz” em que se baseia o índice de Gini. A linha horizontal representa a porcentagem da população acumulada. Na linha vertical, a porcentagem de renda acumulada. A reta transversal representa a perfeita igualdade de renda.
A área em amarelo é a área de concentração de renda, quanto maior a concentração, maior é a área.
O cálculo é feito pela divisão da área de concentração pela área de perfeita desigualdade, que se situa abaixo da linha de perfeita igualdade (que forma um triângulo).
Coeficiente de Gini e suas vantagens e desvantagens.
Entre as principais vantagens do uso do coeficiente de GINI são:
- O índice de Gini é uma medida calculada por meio de análise de uma razão e não de uma variável que representa a maioria da população, como é utilizado para cálculo da renda per capta ou do PIB (Produto Interno Bruto).
- Através do índice de Gini, pode – se comparar a distribuição de renda entre setores diferentes da população, como zona urbana e rural.
- É um índice simples e de fácil interpretação.
- Permite comparações da desigualdade econômica ao longo do tempo.
Desvantagens do uso do coeficiente de GINI:
- O coeficiente de GINI mede a desigualdade de renda, mas não a desigualdade de oportunidades, como a dificuldade de conseguir emprego ou estudo de qualidade.
- O índice de GINI pode medir coisas diferentes ao mesmo tempo. Ex.: se dois países tem o mesmo índice de Gini, o primeiro é pobre e o segundo é rico, é que no primeiro mediu a desigualdade na posse de bens materiais e no segundo a desigualdade na distribuição do luxo além das necessidades básicas.
- O coeficiente de Gini é citado sem descrever as proporções de quantidade utilizadas para sua medição.
- O índice de Gini faz uma estimativa de desigualdade em um determinado período, sem levar em conta as mudanças que podem acontecer na vida das pessoas.
- Economias com rendimentos similares e coeficiente de Gini semelhantes, podem ter uma distribuição de renda diferente. Isso acontece porque a Curva de Lorenz pode tomar formas diferentes e produzir o mesmo coeficiente.
O índice de Gini é mais uma forma de medir a desigualdade socioeconômica em uma sociedade. Serve de base para programas sociais e educacionais dos governos, para diminuir essa desigualdade e gerar crescimento para o país.
Por Simone Oliveira