Você já ouviu falar de Cinesiologia e Cinesioterapia? O fisioterapeuta que entende dessas duas áreas acaba por se tornar um profissional muito mais preparado, assim como qualquer profissional que trabalhe com movimento do corpo.
A Cinesiologia e a Cinesioterapia visam não apenas compreender o movimento, mas sim entendê-lo de forma completa na tentativa de entender por que uma lesão tenha ocorrido, por exemplo.
Cinesiologia
A Cinesiologia é o estudo do movimento de forma completa. Ela visa compreender todos os tecidos do corpo humano, bem como a ligação entre eles e os movimentos específicos que produzem.
Em um exemplo, a Cinesiologia serve para compreender quais são todos os músculos, ossos, ligamentos e demais tecidos do corpo responsáveis por cada um dos movimentos.
Uma pessoa que estuda a Cinesiologia precisa compreender de forma plena:
- Anatomia;
- Fisiologia;
- Biomecânica;
- Química;
- Física.
A criação da Cinesiologia foi necessária uma vez que apenas descrever um movimento não era mais o suficiente para o entendimento de lesões.
Dessa forma é possível entender como determinado movimento é realizado, quais tecidos são necessários para esse movimento e dessa forma identificar o motivo por qual determinada lesão foi causado e qual seria o melhor tratamento.
E é nessa hora que a Cinesioterapia entre em ação.
Cinesioterapia
Cinesiologia significa ‘estudo do movimento’ enquanto que Cinesioterapia significa ‘terapia do movimento’.
Em outras palavras, a Cinesioterapia faz parte da Cinesiologia, atuando como tratamento para traumas e lesões decorrentes de movimentos.
Ela consiste em movimentos ativos e passivos para fins terapêuticos:
- Os movimentos ativos são aqueles realizados pelo próprio paciente;
- Já os movimentos passivos são aqueles realizados com a ajuda, ou totalmente pelo profissional.
Embora seja em grande parte das vezes utilizada para corrigir traumas e lesões, a Cinesioterapia também é utilizada como forma de reconhecer algum problema postural e assim corrigir o mesmo.
Algumas das utilizações da Cinesioterapia são:
- Exercícios para fortalecimento respiratório;
- Alongamentos;
- Equilíbrio do corpo;
- Reeducação corporal e postural;
- Melhora da coordenação motora.
Um exemplo
Por exemplo, no caso de uma paciente com limitação de movimento em um dos braços devido a uma cirurgia no ombro.
No primeiro momento será feito o diagnostico de quais grupos musculares e demais tecidos do corpo que foram afetados.
Com esse diagnóstico é realizado um estudo por meio da Cinesiologia para ver quais exercícios e movimentos, ativos e passivos, serviriam para melhorar e solucionar aquele problema.
No início serão realizados movimentos simples para retomada de movimentos básicos.
O grau de complexidade dos movimentos aumentará conforme a amplitude dos mesmos acontecerem. Até que não seja mais necessários movimentos passivos realizados pelo profissional.
Uma vez retomado a movimentação de forma plena ou o mais otimizada possível dentro das possibilidades de reabilitação, o paciente recebe alta.
Considerações finais
A Cinesioterapia pode ser vistas para muitos como fisioterapia e a confusão não é infundada, uma vez que as atividades são semelhantes.
Não é incomum um fisioterapeuta também ser formado em Cinesioterapia também.
Por Vagner Neubert