O que é cegueira?
Cegueira é uma condição definida pela perda da habilidade de enxergar, mesmo com a melhor correção (qualquer recurso óptico como óculos ou lente de contato).
Segundo relatos da Organização Mundial de Saúde (OMS) considera-se que 60% dos casos de cegueira podem ser evitados, isto é, aproximadamente 700 mil brasileiros que são cegos e poderiam enxergar, caso recorressem ao tratamento na forma precoce.
Causas da cegueira
A cegueira pode ser provocada por uma série de doenças e alterações nos olhos. Algumas possuem tratamento, outras não. Suas causas podem ser congênitas ou adquiridas ao longo da vida do indivíduo.
A cegueira congênita apresenta como principais causas: amaurose congênita de Leber, malformações oculares, glaucoma congênito, catarata congênita.
Quanto a cegueira adquirida: as principais causas são traumas oculares, catarata, degeneração senil de mácula, glaucoma, alterações relacionadas à hipertensão arterial ou diabetes.
A cegueira congênita está presente no indivíduo desde o seu nascimento. É resultante de acidentes imprevisíveis que ocorrem no processo de desenvolvimento embrionário, levando às chamadas malformações embrionárias. Podem ser causadas por substâncias químicas, o álcool e o fumo. Também podem ser responsáveis pelo surgimento de doenças nos olhos, os agentes infecciosos presentes na mãe, que geralmente rompem a barreira da placenta, alcançando o feto. Os casos mais populares são a rubéola, sífilis e toxoplasmose.
A cegueira adquirida é contraída no dia a dia, os causadores são agentes físicos (fogo, eletricidade e radioatividade), químicos (ácidos, inseticidas e produtos químicos em geral), mecânicos (elementos que causam traumas, assim como pedras, facas, armas de fogo) ou biológicos (bactérias, vírus, fungos, vermes).
Problemas na visão também podem ser decorrentes da falta de higiene, desta forma, é de grande relevância que alguns cuidados sejam tomados para evitar quaisquer tipos de infecção, tais como: lavar sempre as mãos, evitar coçar os olhos, higienizar diariamente os cílios, limpar adequadamente e regularmente as lentes de contato, usar colírios no pós-operatório.
Principais sintomas da cegueira
- Dores de cabeça repentina que não aliviam por analgésicos;
- Dores no couro cabeludo;
- Inchaço nas artérias temporais visível a olho nu;
- Dores na mandíbula principalmente ao se falar e mastigar;
- Problemas na visão, como visão dupla, turva e perda de visão em um ou ambos os olhos.
Diagnóstico da cegueira
Para diagnosticar a cegueira é necessário realizar uma avaliação com o oftalmologista especialista, que realizará testes de acuidade visual, biomicroscopia, exame de fundo de olho, medida de pressão intraocular e em alguns casos, exame de campo visual para avaliar a visão periférica.
O oftalmologista solicitará exames que tende a avaliar a melhor visão de ambos os olhos com a correção óptica ideal. No entanto, se a visão de ambos os olhos não atinge os 100%, o médico fará uma análise da estrutura ocular para averiguar que tipo de doença afeta a visão do paciente.
Cegueira tem cura?
Alguns tipos de cegueiras que são ocasionadas pela falta de óculos, opacidades da córnea e catarata, existem tratamentos. Entretanto, em doenças graves de retina e do nervo óptico, não existe cura. Atualmente estuda-se a possibilidade do tratamento da Cegueira a partir de células-tronco embrionárias humanas.