O certificado de depósito interbancário foi criado no ano de 1980.
A sua finalidade é proporcionar a garantia de distribuição dos recursos para poder atender ao fluxo financeiro dos bancos.
O Certificado de Depósito Interbancário é restrito somente ao mercado bancário, tendo em vista, que a sua função principal é a realização de transferência de recursos de um banco para outro.
O surgimento da CDI
Existe uma exigência internacional de que os bancos não podem fechar seu caixa diário negativo, denominada Regra de Basileia.
O motivo desta regra é justamente evitar que as instituições financeiras quebrem.
Justamente para haver a cobertura dos débitos existentes nos caixas, as instituições financeiras necessitam tomar empréstimos de outras instituições, mesmo que sejam concorrentes.
O CDI possui o prazo de 1 dia e pode ser pré-fixado ou pós-fixado
Certificado de Depósito Bancário – Para que serve
O Certificado de Depósito bancário serve para lastrear as operações do mercado interbancário.
Desta forma, é por meio do CDI que os bancos emprestam dinheiro ou tomam emprestado das demais instituições.
O CDI é similar ao CDB. Ambos são uma modalidade de aplicação que pode proporcionar uma renda de juros fixos ou variáveis.
Além disso, todas as transações são realizadas de forma fechada, isto é, exclusivamente por meio eletrônico.
Ademais, estas operações possuem o prazo de 1 dia, porém é possível haver variação.
Diferença entre o CDI e CDB
O CDI é o empréstimo de dinheiro entre os bancos. Estes emprestam e tomam emprestados determinadas quantias.
O CDB é o Certificado de Depósito Bancário. É quando o banco pega emprestado dinheiro de um consumidor final e não de um outro banco.
Enquanto a finalidade do CDI é cumprir o estabelecido pelo BACEN, assim como também manter o fluxo de caixa em ordem, diariamente. O CDB proporciona as linhas de crédito dos bancos, com prazos e características específicas.
A taxa do CDI
A taxa do Certificado de Depósito Bancário é calculada com base nas operações de emissão de depósitos entre bancos pré-fixados.
Na verdade, esta taxa representa as condições de liquidez do mercado. Assim como a SELIC, a taxa do CDI é estabelecida diariamente.
A taxa CDI serve como um parâmetro para os investimentos de renda fixa. Porém, existe diferença entre a taxa CDI e a SELIC.
A taxa CDI é calculada pelo Sistema Especial de Liquidação. Além disso, ela é obtida pela média dos juros dos títulos públicos. Já a taxa SELIC é calculada por meio do CETIP.
A similaridade é por causa da sua composição, já que são formadas por juros médios das operações e com isso, seus valores são muito próximos.
Por Janaina Silva