Segundo relatos de estudiosos, existem três hipóteses sobre a comprovação da existência de danças guerreiras similares à capoeira: que a capoeira surgiu na África Central e os africanos escravizados a trouxeram intacta para o Brasil; a capoeira foi criada por escravos quilombolas no Brasil; e que a capoeira foi criada pelos índios.
O surgimento da Capoeira nos remete, portanto, a essas três hipóteses. Mas é preciso lembrar que pesquisas recentes comprovam que a existência de danças guerreiras similares à capoeira não se deu apenas na África Central, mas também em outros países que fizeram parte da história dos negros.
Hoje em dia a Capoeira é considerada patrimônio cultural brasileiro, reconhecida desde o ano de 2008. Está presente em todo território nacional e em mais de 200 países, sendo também classificada como uma das maiores divulgadoras da cultura do Brasil no exterior.
CAPOEIRA, O QUE É?
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Com o início da colonização, os portugueses perceberam que o trabalho escravo devia ser utilizado como uma ferramenta para o desenvolvimento deles. Assim, buscaram escravizá-los e explorá-los.
Portanto a capoeira nada mais é que uma manifestação cultural que se caracteriza pelas suas múltiplas dimensões, tendo em vista que a mesma é uma dança, uma luta e um jogo. Até hoje, dentro das práticas atuais de capoeira, ainda permanecem existindo a orquestração musical, a dança, os golpes e o jogo.
CARACTERISTICAS DA CAPOEIRA
A principal característica da capoeira é a “roda”, onde ocorre a formação de um círculo por capoeiristas durante os confrontos. Nesta típica roda incluem alguns tipos de instrumentos tradicionais da música brasileira, tais como: o Berimbeau, o Pandeiro, o Atabaque e o agogo.
Durante a roda, os capoeiristas cantam e batem palmas ao ritmo de instrumentos musicais, especialmente para acompanhar, dar coragem e energia para as duas pessoas que enfrentam o centro do círculo.
A Capoeira é verdadeiramente uma Arte, justamente por envolver todos os aspectos artísticos citados aliado ao aspecto marcial em suas lutas.
A capoeira em si, possui três diferentes estilos: Capoeira da Angola, Capoeira Regional e Capoeira Contemporânea. Eles se distinguem nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento.
Dentre esses estilos, o mais antigo, criado no período da escravidão, é a capoeira angola. Suas principais características são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos e muita malícia.
Há o estilo Capoeira regional que se caracteriza pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Neste estilo, os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são empregadas.
Já o tipo de Capoeira contemporâneo, une um pouco dos dois primeiros estilos. E é este tipo de capoeira o mais praticado nos dias atuais.
BENEFICIOS DA CAPOEIRA PARA A SAÚDE
A Capoeira pode proporcionar aos praticantes, inúmeros benefícios, dentre essas melhorias, destacam-se;
· O melhoramento das condições psicomotoras;
· Alongamentos dos membros corporais;
· Desenvolvimento dos reflexos;
· Auxilia na coordenação dos movimentos diários;
· Fortalece a musculatura de todo corpo;
· Melhora a postura;
· Intensifica a circulação sanguínea corporal e cerebral;
· Auxilia no equilíbrio emocional;
· Auxilia no sono, retira o stress e influencia positivamente no bem-estar do praticante.
Por BERENICE NOGUEIRA