Capital de risco

A modalidade do capital de risco é um meio através do qual médias e pequenas empresas conseguem obter meios financeiros estáveis para que possam sobreviver no mundo dos negócios, obtendo melhorias e mais rentabilidade.

O capital de risco se transformou em uma grande oportunidade para pequenos e médios empresários que desejam ter mais expansão em seu negócio. Isto por que o investimento financeiro proporciona novas relações comerciais fomentando novas formas de conhecimento.

continua depois da publicidade

Ainda no que diz respeito ao capital de risco, ele tem a capacidade de alcançar dividendos em curto e médio prazo, de forma que possa ser capitalizado em muito pouco tempo.

∙       Venture Capital

O Venture Capital consiste em um investimento feito por pessoas de fora em empresas de pequeno e médio porte proporcionando assim, que elas tem um grande crescimento em muito pouco tempo.

continua depois da publicidade

Os investidores são chamados de Venture Capitalists compram de maneira temporária participações da empresa, para que em pouco tempo recebem uma quantidade maior do que foi investido.

∙       Vantagens do Capital de risco

O capital de risco consiste em um grande apoio financeiro para empresas que desejam expandir suas capacidades de negócio. Ainda neste contexto, a sua modalidade não é caracterizada como um empréstimo, e assim, não possui taxas tão altas quanto um, no entanto, é preciso cautela para que tudo seja realizado de maneira consciente.

∙       Desvantagens do Capital de risco

Uma das grandes desvantagens para o investido do Capital de risco está no fato de que ele não libera fundos de uma só vez aos investidores.

Além disso, no tocante das empresas que recebem o apoio, podem existir alguns tipos de exigência como incluir gestores indicados pelos investidores.

continua depois da publicidade

∙       O que é preciso para começar a investir no Capital de Risco

Para que os investidores possam avaliar como investir, eles precisam entender a proposta da empresa de modo a entender se ela tem ou não potencial de crescimento, bem como, de inovação.

A saúde financeira da empresa e as pessoas que trabalham nela, devem ser minuciosamente avaliados. Ambos os quesitos devem ter bom desempenho, para que este negócio não seja de fato, um risco.

É preciso também ser paciente pois, o processo de avaliação e de escolha de uma empresa para realizar o investimento pode perdurar por meses.

∙       Por que pensar no Capital de Risco?

O capital de risco consiste em uma maneira inovadora de proporcionar o crescimento e expansão empresarial no Brasil.

continua depois da publicidade

Quem ganha com isso?

Todos ganham com isso, desde os empresários que estão dispostos a trabalhar, os investidores que terão uma renda maior em poucos meses, além do aumento gradativo da economia com a geração de mais empregos e oportunidades permitindo uma evolução ainda maior em quesitos organizacionais, educacionais e tecnológicos.

Por MAYARA VICENTE DE ASSIS

Leia também

Concursos em sua
cidade