Um câncer no cérebro é o crescimento anormal, lento ou acelerado de células no órgão, causando complicações e danos que podem ser irreversíveis. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quase 10 mil pessoas, entre homens e mulheres, foram diagnosticadas com o tumor cerebral entre os anos de 2014 e 2015.
As causas do tumor cerebral ainda não são conhecidas, mas alguns fatores, como infecção viral, hereditariedade e tratamento com radioterapia no passado podem ser determinantes para o surgimento do tumor. Identificar os sintomas e relatá-los ao médico são de extrema importância para detectar tumores em seu estágio inicial.
O cérebro é o principal órgão do Sistema Nervoso Central (SNC) e, por conta disso, é quem “comanda” todas as atividades de nosso corpo, incluindo as funções vitais, o processamento de informações sensoriais, o controle motor, emotivo e cognitivo. Sendo assim, qualquer lesão que ocorra no cérebro provoca alguns desses sintomas citados abaixo:
- Dor de cabeça;
- Náuseas e vômitos;
- Convulsão;
- Visão turva;
- Alterações cognitivas;
- Fraqueza;
- Dormência em algum membro;
- Síncope;
- Problemas motores e de fala;
- Delírios (paranoia, alucinação visual e auditiva, alteração de humor, etc…).
Muitos desses sintomas são característicos de outros distúrbios, por isso é importante ficar atento quando esses sinais são persistentes e aparecem de forma repentina. Dependendo da área do cérebro onde está situado o tumor, os sinais podem ser mais evidentes.
Tumores cerebrais e sintomas característicos
Como dissemos, os sintomas sofrem variações a depender da localização do tumor no cérebro, que é dividido em lobo frontal, parietal, temporal, occipital e cerebelo. Conheça suas funções e os sinais de tumor cerebral em cada um deles.
Lobo frontal
Situado na parte da frente do hemisfério, ele é responsável pela cognição, memória, resolução de problemas e algumas características da nossa personalidade. Quando afetado por um tumor, a pessoa sofre alterações cognitivas e mudanças em sua personalidade, tornando-se mais agressiva e impaciente, por exemplo.
Lobo parietal
Está localizado entre o lobo frontal e occipital, e está relacionado às sensações, como o calor, tato e dor. Tumores nessa área provocam dormência no corpo, semelhante à parestesia.
Lobo temporal
Localiza-se próximo às têmporas, acima das orelhas. Sua função é detectar e interpretar os sinais auditivos, de tal modo que, se houver tumores nessa área, a pessoa terá problemas de audição.
Lobo occipital
Lesões na parte posterior do hemisfério causa problemas visuais, uma vez que o lobo occipital é responsável pelos estímulos visuais, tornando possível, não só ver pessoas e objetos como também reconhecê-los.
Cerebelo
Abaixo do cérebro e atrás do crânio está situado o cerebelo, responsável pela coordenação motora, equilíbrio e tônus muscular. Lesões nessa área dificultam a capacidade de andar, correr ou qualquer atividade motora.