O que é câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perde apenas para o câncer de pele não-melanoma. Se caracteriza como decorrência das alterações das células da próstata de forma anormal, podendo, assim, se expandir por todo o órgão e, em casos mais graves, até mesmo fora dele.
Quais as causas
Ainda não conseguiram esclarecer cientificamente as reais causas do câncer de próstata. Sabe-se apenas que existem alguns fatores que podem ser influenciáveis para a doença. Como exemplo, a hereditariedade e a exposição frequente a agentes tóxicos ambientais, como no caso de produtos químicos ou radioativos.
Sintomas
Na maioria dos casos, o câncer de próstata não evidencia sintomas na fase inicial, no entanto, na fase mais avançada a doença pode manifestar-se através de sinais como:
- Dificuldade em urinar, às vezes com jato fraco ou em gotículas;
- Dor ao urinar ou ardor, além de desejo frequente de urinar,
- Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;
- Urina escura devido à presença de sangue;
- Dor ao ejacular e sêmen escurecido.
- Em um câncer, em fase avançada pode surgir infecções e dor nos ossos e, em alguns casos estes sintomas são comuns à infecção benigna da próstata, o que pode dificultar o diagnóstico da doença.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico do câncer da próstata é realizado a partir do estudo histopatológico do tecido adquirido pela biópsia da próstata, que deve ser considerada sempre que houver anormalidades no toque retal ou na dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA). O estudo tem por objetivo, informar sobre a provável taxa de crescimento do tumor e sua tendência à disseminação, além de ajudar na determinação do melhor tratamento para o paciente.
As células do câncer são comparadas com às células prostáticas normais. Quanto mais diferentes das células normais forem as células do câncer, mais agressivo será o tumor e mais rápida será sua disseminação.
O tratamento depende especificamente do grau da doença, dentre eles estão a radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, entre outros. Lembrando que, a partir dos 50 anos de idade o mais viável é que os homens procurem o médico e iniciem o acompanhamento preventivo, pois o câncer de próstata é muito mais frequente em homens acima desta faixa etária.
Aos homens que já possuem um histórico familiar de câncer de próstata, é recomendável que os exames sejam iniciados aos 45 anos, uma vez que as chances de desenvolverem a doença são mais elevadas.
Medidas preventivas para evitar o câncer de próstata
- Histórico familiar de câncer da próstata antes dos 60 anos de idade é um marcador de importância de ficar em alerta.
- Seguir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e pobre em gordura, visando diminuir o risco de câncer.
- Consumir alimentos ricos em ômega-3, visto que, poderá ajudar a retardar o desenvolvimento da doença.
- Evitar fumar, pois o tabaco e os agentes químicos utilizados no cigarro podem aumentar as chances do câncer de próstata, além de outras doenças tão sérias quanto essa.