Câncer de pele

Conheça as causas, os sintomas, como é realizado o diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de câncer de pele.

O QUE É O CÂNCER DE PELE?

continua depois da publicidade

É uma doença provocada pelo desenvolvimento anormal das células, ou seja, um crescimento desordenado de células da pele. Essas se multiplicam repetidas vezes formando um tumor maligno.

TIPOS

Há diferentes tipos de câncer de pele e cada um desses são definidos através da disposição das células que forma, camadas.

continua depois da publicidade

Os tipos mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. E o menos comum e letal que os carcinomas, é o melanoma o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Carcinoma basocelulares (CBC): manifesta-se nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme (camada superior da pele). Possui baixa letalidade e pode ser curado caso seja detectado precocemente. Dentre todos os tipos de câncer, este é o mais prevalente, sendo o CBC nódulo-ulcerativo mais encontrado, e que aparece na pele como uma pápula vermelha, brilhosa, com uma crosta central, capaz de sangrar facilmente.

Carcinoma espinocelulares (CEC): acomete nas células escamosas, que compõem boa parte das camadas superiores da pele. Consegue se desenvolver em todas as partes do corpo, apesar que é mais comum nas regiões que são expostas ao sol, como exemplo: orelhas, rosto, couro cabeludo, pescoço, entre outras.

continua depois da publicidade

Melanoma: embora seja o menos frequente dentre os diferentes tipos de câncer de pele, são mais graves por causa do risco de metástases aumentado. Essa doença é caracterizada pelo desenvolvimento de células malignas (câncer) a partir das células que dão cor à pele (melanócitos).

SINTOMAS

Os principais sintomas visíveis de câncer de pele são:

  • Pintas, manchas acompanhadas de coceiras, dores, sangramentos ou descamação;
  • Feridas que em até em 4 semanas não se cicatrizam;
  • Sinais que modifica de cor, textura, tamanho, espessura ou contornos;
  • Lesão maligna (elevação ou nódulo) de pele geralmente em tons rósea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo.

DIAGNÓSTICO

Para diagnosticar o câncer de pele deverá levar em consideração o aspecto clínico da lesão, sua coloração e forma. A realização da biópsia é de extrema importância, visto que os resultados dos tecidos da própria lesão e dos que estão ao seu redor é o que definirá a extensão do câncer. Se diagnosticado precocemente há grandes índices de cura.

continua depois da publicidade

TRATAMENTO

Uma vez diagnosticado, o tratamento do câncer de pele varia conforme o tipo e a extensão da doença, comumente, a maior parte dos carcinomas basocelulares ou espinocelulares podem ser tratadas com procedimentos simples, como: cirurgia excisional, curetagem e eletrodissecção, criocirurgia, terapia fotodinâmica, dentre outros.

Assim, o tratamento inicial, depende exclusivamente da retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor. Seguida de quimioterapia ou radioterapia, que são recursos terapêuticos utilizados nos casos mais graves.

COMO PREVENIR

Existem algumas medidas preventivas que podem ser adotadas para evita-lo, como:

  • Evitar exposição excessiva ao sol, principalmente entre as 10h e 16h;
  • Usar proteção adequada, como bonés, chapéus com abas largas, óculos escuros e filtro solar;
  • Realizar o autoexame de pele regularmente e observar se há no corpo alguma mancha, lesão, ferida, sinal ou pinta nova ou que apresente alguma alteração;
  • Pessoas com pele clara, que se vermelha facilmente em exposição ao sol, e/ou histórico de câncer de pele na família deverá procurar um médico dermatologista regularmente.
Leia também

Concursos em sua
cidade