Câncer de fígado

Câncer de fígado é um tumor maligno originado no fígado e que tem como principal causa o consumo frequente e abusivo de bebidas alcoólicas. Conheça os tipos, os sintomas e as principais causas do câncer de fígado.

Câncer de fígado é caracterizado pela formação de tumores malignos originados no próprio fígado, tendo a cirrose (cicatrizes causadas, principalmente, pelo abuso do álcool) como um dos principais fatores de risco.

continua depois da publicidade

Além da cirrose, outros fatores predispõe a doença hepática, como diabetes, obesidade, hepatite (B e C), consumo frequente de álcool e o uso de esteróides anabolizantes. Apesar de o fígado ter alta capacidade de se regenerar, nenhum órgão sustenta por tanto tempo as agressões sofridas a longo prazo.

Abaixo você confere os tipos de câncer de fígado primário, ou seja, que ocorre no próprio órgão, além de sua origem de desenvolvimento.

Tipos de câncer de fígado

continua depois da publicidade

Carcinoma hepatocelular ou hepatocarcinoma

Tumor maligno mais comum, representando até 90% dos casos. Desenvolve-se no hepatócito e está relacionada a esquistossomose e ao consumo de grãos e cereais não armazenados corretamente. Quando isso ocorre, os grãos são contaminados pelo fungo aspergilus flavus, produtor da substância cancerígena, aflatoxina.

Colangiocarcinoma

Associado às afecções inflamatórias, esse tipo de câncer hepático está ente os 10 tumores malignos, nascendo nos ductos biliares.

Hepatoblastoma

Tipo de tumor que atinge crianças.

Angiossarcoma

Desenvolve-se nos vasos sanguíneos do fígado. Está associado às substâncias químicas, como o cloreto de vinil e os arsenicais inorgânicos, por exemplo.

Carcinoma hepático ou fibrolamelar

Raro e com melhor prognóstico.

Quando os tumores são secundários, provenientes de outros órgãos (intestino, mamas, estômago ou pulmões), é chamado de metástases e não câncer de fígado. Ocorre que as células cancerígenas se deslocam desses órgãos afetados e atingem o fígado pela corrente sanguínea.

continua depois da publicidade

Sintomas de câncer de fígado

O câncer de fígado, inicialmente, é assintomático (não apresenta sintomas), por isso é importante que as pessoas que estejam no grupo de risco façam exames periódicos para obter um diagnóstico e iniciar o tratamento. Isso porque os sintomas aparecem quando a doença já está em estágio avançado.

Os sintomas mais comuns de um câncer de fígado primário são:

  • icterícia (cor amarelada da pele e olhos);
  • dor do lado direito irradiando para o ombro direito;
  • falta de apetite e perda de peso;
  • fraqueza, cansaço;
  • febre e palidez;
  • fezes esbranquiçadas;
  • náuseas e vômitos.

A metástase hepática tem como característica o aumento do abdômen devido ao acúmulo de líquido (ascite), falta de ar em atividades que exigem pouco esforço e dor nos ossos.

continua depois da publicidade

Principais causas

Cirrose

As agressões que o fígado sofre ao longo do tempo, seja pelo vírus da hepatite (A, B, C) ou, o mais comum, pelo consumo abusivo de álcool, degrada o órgão fazendo-o perder suas principais funções. Com o tempo, as células do fígado são substituídas por um tecido cicatricial.

Diabetes

Apesar de não haver nada definitivo que relacione a diabetes com o câncer hepático, as duas doenças possuem algo em comum: estão relacionadas com o sedentarismo, má alimentação e sobrepeso. Ainda existe a hipótese de que a insulina estimula o aumento de células, gerando tumores.

Gordura no fígado

Esteatose hepática ou gordura no fígado é uma doença causada por alto colesterol, álcool ou obesidade, e que possui até 4 estágios antes de desenvolver o câncer hepático (esteatose simples ou grau 1, esteatose não alcoólica ou grau 2, fibrose hepática ou grau 3 e cirrose ou grau 4).

continua depois da publicidade

Portanto, para evitar o câncer de fígado, nada melhor que fazer exames periódicos, cuidar da alimentação, praticar atividades físicas e reduzir o consumo de álcool. 

Leia também

Concursos em sua
cidade