O câncer de esôfago é uma lesão causada, na maioria dos casos, pelo consumo abusivo de bebida alcoólica e, principalmente, sua associação ao cigarro, irritando o órgão e tornando-se uma agravante para o carcinoma epidermoide, o tipo mais comum do tumor maligno.
A irritação permanente do esôfago, como alimentos muito quentes, fumo, álcool ou a acidez provocada pelo refluxo gastroesofágico pode levar qualquer pessoa a sofrer com o tumor, mas a incidência é bem maior entre homens maiores de 50 anos.
Conheça os tipos, sintomas e outras causas para o câncer de esôfago.
O que é câncer de esôfago?
Trata-se de uma lesão provocada pelo crescimento desordenado das células que revestem o esôfago, impulsionado por uma irritação crônica no órgão ao longo da vida.
O esôfago é um órgão do sistema digestório em forma de tubo, que começa em uma área da faringe (na altura da sexta vértebra cervical), atravessa o hiato esofágico do diafragma e alcança o estômago. Sua função é permitir a passagem dos alimentos para o estômago e interromper o bolo alimentar durante seu percurso.
Existem dois tipos de câncer esofágico:
Carcinoma epidermoide escamoso
É o tipo mais frequente, também chamado de carcinoma das células escamosas. É mais comum entre negros, e está relacionado ao cigarro e ao álcool.
Adenocarcinoma
A lesão afeta mais os brancos, e tem início nas glândulas secretoras de muco. Sua incidência ocorre em casos de consumo de tabaco, doenças como obesidade, esôfago de Barrett e esofagite de refluxo crônica.
Sintomas
A maioria dos casos de câncer de esôfago apresentam sintomas apenas em estágios avançados, e alguns deles são mais característicos durante o progresso da doença. Os sintomas mais comuns são:
- disfagia (dificuldade para engolir);
- perda de peso;
- dor no peito;
- má digestão e azia.
Metástases para o pulmão e fígado causam outros sintomas, como tosse persistente, rouquidão, falta de ar, soluços, vômitos e icterícia.
Causas de câncer de esôfago
Ainda que o cigarro seja um dos principais fatores de risco para o câncer de esôfago, além de sua associação ou não ao álcool, existem outras causas para o surgimento da doença. Conheça algumas delas:
- alimentos muito quentes, picantes e defumados;
- alimentos contaminados por fungos, como o Gentrichum candidum;
- dieta pobre em vitaminas (A, B, C), frutas e legumes;
- tumores de boca, garganta e pescoço;
- esôfago de Barrett e esofagite de refluxo – doenças provocadas pela acidez do refluxo gastroesofágico;
- acalasia – alteração na esfíncter esofágico inferior;
- megaesôfago – perda de movimentos peristálticos devido à doença de chagas;
- tilose – endurecimento da pele pelo excesso de queratina;
- obesidade;
- homens maiores de 50 anos.
É recomendável que pessoas com problemas gastroesofágicos realizem exames periódicos para detectar possíveis tumores iniciais e, assim, dar início ao tratamento, que consiste em quimioterapia, radioterapia e cirurgia.