A língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis do mundo pelo fato de ter inúmeras regras gramaticais e muitos outros detalhes que dificultam um pouco mais o seu aprendizado.
Os campos lexicais e semânticos são temas importantes para o desenvolvimento do aprendizado. No entanto, este assunto ainda é muito pouco abordado, o que pode gerar uma série de dificuldades para aprender sobre assuntos que possuem dependência e relação com os campos lexicais e semânticos.
Possuindo uma grande importância no estudo das palavras isoladas ou em um contexto geral, estes campos precisam de uma melhor abordagem e maior atenção.
Campos lexicais
Quando nos referimos aos campos lexicais estamos classificando um conjunto de palavras diferentes com relação à mesma área de conhecimento a qual elas pertencem. Além disso, o léxico diz respeito a todas as palavras existentes em uma determinada língua. Quando tais palavras são citadas em conjunto como em um texto ou conversação, temos a formação de um vocabulário.
Como é impossível um ser humano armazenar em sua memória todas as palavras existentes, até porque elas se modificam e atualizam, o conjunto de palavras ao qual um ser humano conhece e tem armazenado é o seu vocabulário.
Para que você possa entender melhor como funciona a definição de campos lexicais e a classificação de palavras, veja os exemplos a seguir:
– Campo lexical do futebol
Clube, time, goleiro, trave, defesa, atacante, bola…
– Campo lexical de sentimentos
Amor, saudade, raiva, alegria, ansiedade, ciúme, solidariedade…
– Campo lexical do mar
Maresia, onda, praia, areia, alga, oceano, crustáceos…
– Campo lexical da medicina
Cirurgião, médico, cardiologista, pediatra, medicamento, hospital, bisturi…
Campos semânticos
Os campos semânticos consistem em compreender o que cada palavra significa individualmente ou em um determinado contexto (onde uma palavra pode sofrer alteração de significado por influência de outras).
Desta forma, a semântica não se preocupa em classificar a palavra apenas com relação ao conjunto ao qual ela pertence, mas sim estudar o sentido da palavra isolada e em algum contexto, quando ela pode passar a assumir significados diferentes.
A polissemia (quando uma mesma palavra é capaz de assumir diversos significados) está intimamente ligada aos campos semânticos pelos motivos descritos acima.
Na semântica também é possível obter um conjunto de palavras que juntas significam a mesma coisa. Para compreender mais sobre os campos semânticos, veja os exemplos abaixo:
– Campos semânticos de natureza
Espécie, meio ambiente, natural, tipo, temperamento, caráter, gênio…
– Campos semânticos de breve
Rápido, curto, ligeiro, resumido, conciso, abreviado, pouca duração…
– Campos semânticos de conta
Fatura, cálculo, consideração, nota, estimativa, avaliação, estima…
– Campos semânticos de nota
Bilhete, dinheiro, grana, som, anotação, cédula, comentário…
– Expressões do campo semântico para expressar a morte
Bater as botas, passou dessa para melhor, não está mais entre nós…
Por Tatiele Silva Moreira