Camilo Castelo Branco

Conheça um pouco da história de Camilo Castelo Branco, um dos principais escritores da literatura portuguesa.

Camilo Castelo Branco é visto como um dos principais escritores da literatura portuguesa e grande representante do Romantismo em Portugal. Essa figura importante nasceu em Lisboa e teve uma vida bastante atribulada, o que lhes serviu de inspiração para produzir suas obras.

continua depois da publicidade

O resultado do seu trabalho acabou conquistando o público, isso permitiu que ele pudesse viver exclusivamente através do seu ofício como escritor.

As obras de Camilo Castelo Branco são predominantemente românticas, elas frequentemente acabaram por ser associadas a 2ª fase do romantismo em Portugal. Contudo, ele não aceitava ter o seu trabalho relacionado a qualquer escola literária, uma vez que acreditar ser superior a elas.

Leia os tópicos a seguir e descubra mais sobre a vida e obra desse escritor!

continua depois da publicidade

A infância de Camilo Castelo Branco

O nome completo desse escritor era Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, o mesmo nasceu no dia 16 de março de 1825 na freguesia dos Mártires, em Lisboa, Portugal.

Seu pai se chamava Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco e tinha origem familiar da aristocracia de província. Essa figura paterna esteve ligada a diversos escândalos, chegando a realizar atividades fraudulentas que acarretou em sua prisão na Cadeia da Relação do Porto.

Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco somente foi solto devido à influência do seu pai que na época possuía o cargo de juiz. Além das fraudes ele também foi considerado como mulherengo, tendo durante sua vida muitas amantes.

Entre as muitas mulheres que ele se envolveu estava Jacinta Rosa do Espírito Santo Ferreira, uma filha de pescadores, que acabou engravidando e dando a luz ao escritor Camilo Castelo Branco e Carolina, sua irmã.

continua depois da publicidade

A avó de Camilo não aceitou ter o nome Castelo Branco misturado com o de uma família humilde de simples pescadores, dessa forma Camilo acabou sendo registado como filho de mãe incógnita.

Os pais de Camilo Castelo Branco nunca se casaram e sua mãe morreu quando ele tinha apenas um ano. Com o falecimento de sua mãe, ele acabou sendo cuidado por muitas mulheres amantes de seu pai.

Poucos anos depois, quando Camilo tinha 10 anos o seu pai acabou falecendo. Essa perda acaba lhes causando uma eterna insatisfação com a vida.

Não se sabe a causa exata da morte de Manuel, alguns dizem que ele morreu de cólera, contudo, para outros, incluindo o Camilo, seu filho, ele faleceu devido a uma loucura.

continua depois da publicidade

Antes de morrer o seu pai fez um escritura reconhecendo a Camilo e Carolina como filhos e deixando alguns bens para eles.

A Juventude e vida adulta de Camilo Castelo Branco

Após a morte de seu pai, Camilo e sua irmã foram morar com uma tia que residia em Vila Real. Ela ficou responsável por educá-los com base na educação que havia recebido através de Padres de província.

Alguns anos depois, a irmã Carolina que era mais velha acabou se casando. Na época Camilo tinha 13 anos e ficou sob a guarda da irmã.

Aos 16 anos, Camilo Castelo Branco decidiu contra a vontade de sua irmã, se casar com Joaquina Pereira de França, de apenas 14 anos.

Os dois foram morar em Friúme, localizada no distrito de Vila Real. Como de se esperar, o casamento precoce não durou muito tempo. Devido constantes desentendimentos e discursões, Camilo acabou abandonando sua esposa grávida e voltou para a casa de sua irmã.

continua depois da publicidade

Um ano depois, a sua esposa legítima acaba morrendo e no ano seguinte a sua filha.

Em 1843, Camilo Castelo Branco ingressa na Escola Médico-Cirúrgica situada na cidade do Porto. Contudo, ele acaba desistindo do curso, uma vez que sua vocação estava ligada com a escrita.

As primeiras obras literárias de Camilo foram publicadas em 1845, um ano marcante para o escritor.

No entanto, cinco anos mais tarde ele acaba passando por uma crise espiritual que o leva a entrar no seminário do Porto.

Porém, a vida religiosa não dura muito tempo, uma vez que no mesmo ano ele conhece e se apaixona por Ana Plácido, uma mulher casada com um comerciante.

Ambos apaixonados decidem fugir, mas algum tempo depois Camilo recebe um processo e é preso devido o crime de adultério.

continua depois da publicidade

Entretanto, ele é absolvido um ano depois e passa a morar com Ana.

Obras de Camilo Castelo Branco

No ano de 1889, Camilo recebe o reconhecimento de suas obras e uma homenagem da Academia de Lisboa.

Esse escritor conseguiu viver apenas do que escreveu, acabando por ser conhecido como o primeiro da língua portuguesa a se dedicar somente ao ofício literário.

Entre as principais obras de Camilo Castelo Branco, estão:

  • Mistérios de Lisboa
  • Duas épocas na vida
  • O livro negro do padre Dinis
  • Vingança
  • Carlota Ângela
  • A morta
  • O romance de um homem rico
  • Amor de perdição
  • Amor de salvação
  • O olho de vidro
  • O retrato de Ricardina
  • A mulher fatal
  • Doze casamentos felizes
  • Estrelas funestas
  • Estrelas propícias
  • Coração, cabeça e estômago

A morte de Camilo Castelo Branco

Embora tenha conquistado o público e recebido o reconhecimento de suas obras, uma notícia o leva a depressão.

continua depois da publicidade

A notícia envolveu uma doença nos olhos que estaria gradativamente o levando a cegueira total.

Sem ter o que fazer para recuperar a sua visão, ele acaba decidindo por cometer suicídio. Camilo Castelo Branco se mata com um tiro na cabeça em São Miguel de Seide, no ano de 1890.

Se gostou do artigo não deixe de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais!

Por Aline Oliveira

Leia também

Concursos em sua
cidade