A taxa de câmbio exerce grande influência sobre a vida econômica dos brasileiros, interferindo nos custos de matéria prima, importação e exportação e até mesmo em bens de uso comum que tenham que utilizar destes produtos.
Neste sentido, o cambismo atua como fator principal dentro das Transações correntes.
Não obstante deste fato, a apreciação da taxa câmbio poderia transformar toda cultura e estrutura econômica do país, permitindo que os produtos nacionais, por se tornarem escassos, ficassem mais caros, e os produtos do restante do mundo se tornassem mais baratos em termos de moeda nacional. Porém, apesar de parecer simples, os conceitos e relações intrínsecos desta cultura requerem maior aprofundamento para serem compreendidos.
∙ Os conceitos de Taxa de Câmbio
A taxa de câmbio sofre variações distintas que comprometem as formas de relacionamento, compra e troca de uma moeda. Cada uma delas, possui vantagens e desvantagens no que tange aos aspectos de troca e valor . Neste contexto, temos as seguintes variações:
∙ Taxa de Câmbio Fixa
Nesta modalidade, o valor da taxa, que é fixo, é determinado pelo Banco Central, onde, nestes casos, o governo compra e vende sua própria moeda, havendo grandes possibilidades de investir nesta modalidade visando driblar a alta da inflação.
∙ Taxa de Câmbio Flutuante
A taxa de câmbio flutuante tem variações de preço, onde o governo não exerce atuação. O valores são determinados pela lei da oferta e procura. Tal sistema é apenas recomendado em países onde a economia é totalmente estável, porém, este não é o caso do nosso país.
∙ Taxa de câmbio real e nominal
A taxa de câmbio nominal tem como função indicar o preço do ativo financeiro, ao passo que, a taxa real indica o preço relativo entre duas moedas existentes.
A taxa nominal estabelece relação direta entre moedas, como é caso do real e do dólar, ao passo que a taxa nominal estabelece a relação de preços entre produtos e serviços.
∙ Entenda o que a valorização e desvalorização da taxa de câmbio pode causar
A valorização e desvalorização da taxa de câmbio podem exercer influências diferentes dentro de uma economia.
Quando uma taxa de câmbio está desvalorizada, isso significa que as exportações são beneficiadas pelo barateamento do câmbio. Porém, as importações passam a se tornarem mais caras pois, existe aumento dos preços nacionais e internacionais.
Quando uma taxa de câmbio é valorizada, o real fica mais forte, o que torna as exportações mais caras, havendo redução no volume de produção além da baixa de receitas fiscais causando desemprego.
∙ Como compreender a Taxa de Câmbio
Neste contexto, as escolhas cambias não tem um sistema definido, levando em consideração que a sua atuação em países emergentes e desenvolvidos é totalmente distinta.
Mediante tal fato, o cambismo é um elemento de suma importância para a trajetória do crescimento de um país que ainda está em desenvolvimento. É preciso então, levar em consideração aspectos como a produtividade interna, atividade de exportação e importação para entender como ele funciona e se adequa às necessidades do país.
O cambismo consiste em uma relação complexa, e sua aplicação adequada sistematiza o modo como serão supridas as necessidades vigentes dentro quadro econômico de uma sociedade.
Por MAYARA VICENTE DE ASSIS