Bronquite e bronquiolite são infecções inflamatórias das vias aéreas que causam o seu estreitamento devido ao acúmulo de muco. Tosse, falta de ar e dificuldade para respirar são sintomas mais comuns dessas doenças pulmonares. Porém, qual seria a diferença entre ambas?
Apesar de nomes semelhantes, a bronquite e a bronquiolite têm causas e origens diferentes. Enquanto a bronquite pode ser causada por vírus ou bactérias e inflama os brônquios, a bronquiolite é causada pelo vírus VRS (Vírus sincicial Respiratório) e inflama os bronquíolos, parte da árvore respiratória que sucede os brônquios.
Neste conteúdo, vamos abordar os sintomas, fatores de risco e tratamentos da bronquite e bronquiolite. Acompanhe!
Fatores de risco para bronquite
Existem dois tipos de manifestação da bronquite: aguda e crônica. Na bronquite aguda, os sintomas duram cerca de duas semanas, enquanto na crônica o caso é mais grave, podendo durar meses e provocar o surgimento da pneumonia.
Em ambos os casos, os fatores de risco para bronquite são os mesmos: o cigarro é um dos principais responsáveis por agravar a doença, mas o contato com outros poluentes ambientais e químicos, como inseticida, poeira ou tintas, também levam às crises de bronquite.
Fatores de risco para bronquiolite
A bronquiolite atinge com maior frequência crianças menores de 2 anos, sendo um dos fatores de risco mais comuns. A ausência de amamentação e o baixo peso também contribuem para a inflamação dos bronquíolos, já que nessa idade, a nutrição é muito importante para fortalecer o sistema autoimune.
O fumo passivo, ambientes frios e/ou movimentados (como creches) e nascimento prematuro também são fatores de risco para a bronquiolite.
Sintomas da bronquite e bronquiolite
Bronquite
- Tosse;
- Chiado no peito;
- Coriza;
- Falta de ar;
- Dor nas costas;
- Irritação na garganta;
- Dificuldade para respirar.
Bronquiolite
- Tosse;
- Febre;
- Mal-estar;
- Perda de apetite;
- Dificuldade para respirar;
- Falta de ar.
Os sintomas da bronquiolite assemelham-se ao resfriado, mas que a partir do terceiro dia o quadro piora.
Bronquite e bronquiolite são contagiosas?
A bronquite e a bronquiolite são contagiosas apenas se ambas forem desencadeadas por vírus, e no caso da bronquite, por bactérias também. Se a causa da bronquite aguda for a inalação de agentes químicos ou ambientais, ela não será transmissível.
Já a bronquite crônica não é contagiosa, pois sua causa está atrelada ao cigarro, embora possa ser provocada também pela exposição contínua a agentes irritantes, como amônia, ácidos fortes e fibras de tecido, por exemplo.
Tratamentos
A bronquite aguda não precisa de tratamento, mas é recomendável ingerir bastante líquido, repousar, evitar exposição aos fatores de risco e fazer uso de analgésicos e vaporizadores. O uso de antibióticos não devem ser prescritos, a menos que seja em caso de infecção por bactérias.
Na bronquite crônica, embora não haja cura, é importante parar de fumar para amenizar os sintomas, ser vacinado contra a gripe e a pneumonia, evitar o fumo passivo e aderir a uma dieta saudável.
A bronquiolite tem cura e seu tratamento pode ser feito em casa, com repouso, aleitamento materno ou mamadeira, e soro fisiológico receitado pelo médico para desobstrução nasal. Dependendo da gravidade, a criança pode precisar de soro intravenoso, oxigenoterapia e exercícios respiratórios para eliminação do muco.